Custos de produção de frango de corte

CUSTOS DE PRODUÇÃO DE FRANGO DE CORTE
Ana Carolina Sampaio Ferreira Cinthia Helena Gonzaga Gene Marques Magalhães

1

PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
A criação de frango de corte consiste emcriar os pintinhos de 1 dia, vindos do incubatório até que tenham a idade de abate (45 dias). Depois são entregues ao abatedouro.

2

ASPECTOS GERAIS DAS INSTALAÇÕES PARA FRANGO DE CORTEOrientação do galpão.

Função das cortinas –proteger as aves de correntes de ar e temperatura.

3

ASPECTOS GERAIS DAS INSTALAÇÕES PARA FRANGO DE CORTE
Granjas de frango de corte - conceito de "All-inall-out" ou seja, tudo dentro, tudo fora. A temperatura ideal para o pintinho de 1 dia é de 32ºC. O aquecimento pode ser com uma caldeira (aquecimento a lenha), mas também pode ser feito utilizando-seaquecedores elétricos ou a gás – campânulas. Círculos de proteção de 50 cm de altura para até 500 pintinhos podem ser feitos de papelão ou eucatex;

 



4

ASPECTOS GERAIS DAS INSTALAÇÕESPARA FRANGO DE CORTE
Em média são utilizados 300 litros de água para cada 10.000 aves, podendo aumentar a quantidade de água nos dias mais quentes. Até o 14º dia pode ser utilizado o comedouroinfantil. Depois do 14º, o comedouro bandeja deve ser retirado e substituido pelo bebedouro de pressão.

5

ASPECTOS GERAIS DAS INSTALAÇÕES PARA FRANGO DE CORTE


A ventilação é controlada pelomanejo de cortinas, e auxiliada por ventiladores que ficam suspensos no telhado, movidos por motor elétrico de baixo nível de ruído. Nos dias mais quentes, também podem ser utilizados aspersores, que têmcomo princípio a formação de gotículas extremamente pequenas que refrescam o ar e as aves.



6

ASPECTOS GERAIS DAS INSTALAÇÕES PARA FRANGO DE CORTE


A cama tem a função de isolantetérmico, absorção de umidade e promover conforto para as aves descansarem sem sofrerem lesões.



Características - ser de material absorvente e livre de pó, ter baixa condutibilidade térmica,...