Custos de movimentacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
tCustos
Na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indirectos, percebendo-se desde logo a dificuldade da gestão das operações e principalmente o impacto dos custos. Por outro lado, a alta parcela dos custos fixos na armazenagem potencia a que os custos sejam proporcionais à capacidade existente no armazém, isto é, independentemente deste estar vazio ou cheio, os custoscontinuarão os mesmos uma vez que o espaço, os trabalhadores, os equipamentos e outros investimentos continuam a existir. Na análise de custos deve-se começar pela identificação dos itens responsáveis, que podem ser equipamentos, alugueres de armazém e outros, e prosseguir com o cálculo dos mesmos (Dias, 2005, p. 191).
[editar] Armazenagem em função das prioridades
Não existe nenhuma norma que regule omodo como os materiais devem estar dispostos no armazém, porém essa decisão depende de vários factores. Senão veja-se:
* Armazenagem por agrupamento
Esta espécie de armazenagem facilita a arrumação e busca de materiais, podendo prejudicar o aprovisionamento do espaço. É o caso dos moldes, peças, lotes de aprovisionamento aos quais se atribui um número que por sua vez pertence a um grupo,identificando-os com a divisão da estante respectiva (Krippendorff, 1972, p. 110).
* Armazenagem por tamanho, peso e característica do material
Neste critério o talão de saída deve conter a informação relativa ao sector do armazém onde o material se encontra. Este critério permite um melhor aprovisionamento do espaço, mas exige um controlo rigoroso de todas as movimentações (Krippendorff,1972, p. 110).
* Armazenagem por frequência
O controle através da ficha técnica permite determinar o local onde o material deverá ser colocado, consoante a frequência com que este é movimentado. A ficha técnica também consegue verificar o tamanho das estantes, de modo a racionalizar o aproveitamento do espaço (Krippendorff, 1972, p. 110).
* Armazenagem com separação entre lote de reservae lote diário
Esta armazenagem é constituída por um segundo armazém de pequenos lotes o qual se destina a cobrir as necessidades do dia-a-dia. Este armazém de movimento possui uma variada gama de materiais (Krippendorff, 1972, p. 111).
* Armazenagem por sectores de montagem
Neste tipo de armazenagem as peças de série são englobadas num só grupo, de forma a constituir uma base de umaprodução por família de peças. Este critério conduz à organização das peças por prioridades dentro de cada grupo (Krippendorff, 1972, p. 111).
A mecanização dos processos de armazenagem fará com que o critério do percurso mais breve e de menor frequência seja implementado na elaboração de novas técnicas de armazenagem (Krippendorf, 1972, p. 111).
[editar] Tipos de armazenagem
* Armazenagemtemporária
Aqui podem ser criadas armações corridas de modo a conseguir uma arrumação fácil do material, colocação de estrados para uma armazenagem directa, pranchas entre outros. Aqui a força da gravidade joga a favor (Krippendorf, 1972, p. 59).
* Armazenagem permanente
É um processo predefinido num local destinado ao depósito de matérias. O fluxo de material determina (Krippendorf, 1972,p. 60):
*
* A disposição do armazém- critério de armazenagem;
* A técnica de armazenagem- espaço físico no armazém;
* Os acessórios do armazém;
* A organização da armazenagem.
* Armazenagem interior/exterior
A armazenagem ao ar livre representa uma clara vantagem a nível económico, sendo esta muito utilizada para material de ferragens e essencialmentematerial pesado (Krippendorf, 1972, p. 60).
[editar] Movimentação na armazenagem
A movimentação é um factor de extrema importância na armazenagem, da qual se destaca (Krippendorf, 1972, p. 60-61):
* Ponte móvel ou ponte rolante sobre o armazém
Na ponte móvel o material é colhido verticalmente, o que ajuda nos acessos. É o caso do material metálico, que implica uma armazenagem de curta...
tracking img