Custos de estocagem e armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Armazenagem ou Estocagem
Estas duas palavras são confundidas e muitas vezes,trocadas na prática.É necessário uma base racional para distingui-las .
Armazenagem é a designação genérica e vasta que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e a distribuição de materiais.
Estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado àalocação estática dos materiais.Dentro de um armazém,podem existir vários pontos de estocagem.
A estocagem é uma parte da armazenagem.
O objetivo geral do trabalho é analisar à diferença entre custos de Armazenagem e Estocagem.
O estudo justifica-se sob o ponto de vista teórico,entre outros aspectos,otimizando quantidades necessárias para atender a demanda dos clientes internos eexternos,reduzindo custos de compra que geralmente agregam custos desnecessários.




Custos de Armazenagem
A maioria das partes desses custos de armazenagem são fixos e indiretos,e assim dificultam o gerenciamento a alocação.Mesmo que o armazém esteja vazio ou movimentado os custos de armazenagem continuam acontecendo pois está diretamente ligado ao espaço físico,equipes de controle,equipamentos demovimentação e investimentos de tecnologia .
É importante que os custos de armazenagem sejam todos contabilizados de acordo com cada função e não por contas genéricas.Também é importante lembrar que a demanda pela atividade não é muito constante nem ao longo das semanas ou meses.Os fatos dos custos de armazenagem serem indiretos acabam dificultando a alocação dos produtos e clientes,pois nocaso a alocação é realizada através de rateios,deixando-os sujeitos a distorções.
Para minimizar estas distorções é importante que os itens de custeio possam ser contabilizados de acordo com a função e não por contas naturais;e a sua alocação esteja condizente com o consumo real de recursos na operação

Identificar os itens de custos
Seleciona-se os itens de custos que são considerados.Temoscomo exemplo:Supervisores,depreciação das empilhadeiras,custo de oportunidades das empilhadeiras,aluguel do armazém,operadores de empilhadeiras,depreciação e custos de oportunidades dos racks.
Calculo dos itens de custos
São adquiridos com grande facilidade através da contabilidade,alguns itens, como salários,manutenção,benefícios aluguel e outros.depreciação e custos com oportunidadesnecessitam serem calculados,veja a seguir:
Depreciação-Não deve ser utilizado para depreciação o tempo contábil e sim o de operação do ativo.Para poder calcular o valor da depreciação,é preciso dividir o valor da diferença entre valor de aquisição e residual por o tempo de meses que irá utilizar o ativo,antes de trocá-lo.
Custo de Oportunidade-Não existe uma despesa que se associe a este custo,portantonão existe na ótica contábil.Para calcular o valor do custo de oportunidade,tem que multiplicar o valor doa ativo pela taxa de oportunidade da empresa que geralmente varia de 10 a 20% ao ano.Para ativo com empilhadeira leva-se em conta o custo da depreciação com o de oportunidade
Agrupando os itens de custeios relativos a cada função e ou atividades
Se a operação for simples,será desenvolvidoum sistema de custeio considerando-se as funções básicas das atividades de armazenagens.Se no caso forem, mais complexas ,movimentando produtos com características de acondicionamento e ou a movimentação distintas,serão subdivididas funções em atividades.
Abordaremos agora estas funções básicas:
A movimentação de Materiais -é a recepção e expedição das mercadorias agrupam todos os itens decustos no que se refere a essas atividades,temos como exemplo custos ligados as empilhadeiras,operadores de empilhadeiras ,supervisores da movimentação etc.
Acondicionamento de Produtos- Trata-se da estocagem de produtos.Esta função não engloba a movimentação,refere-se ao fato do produto ficar parado no estoque.No caso o produto consome espaço no armazém,palete,contentor e rack.Tendo assim que...
tracking img