Custos da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS DA QUALIDADE


Introdução:

A busca por qualidade, a melhoria continua nos processos e redução de custos estende-se a toda empresa que deseja manter-se neste mercado global izado, onde cada vez mais, os custos são reduzidos e a busca pela perfeição em produzir produtos com qualidade está cada vez maior. No entanto o investimento por parte das indústrias em busca da qualidade deveser mensurado financeiramente, pois caso contrário tem-se uma expectativa de que o aumento na qualidade, nos processos de produção, na aquisição de matérias-primas com qualidade superior, reduza custos ou aumenta a receita.

Com o advento da globalização, as empresas passaram a oferecer seus produtos e serviços em qualquer parte do mundo. Além disto, as formas de produção foram otimizadas atravésda automação e da informatização. Este processo desencadeou em consumidores exigentes que buscam produtos com qualidade aliados com baixo preço. Neste contexto, controlar custos e oferecer produtos com qualidade é o que a empresa precisa para manter-se competitiva. A qualidade deixou de ser uma fonte de vantagem estratégica para ser uma vantagem competitiva (KAPLAN; NORTON, 1986).Justificativa:



A justificativa pela escolha do tema “Custos da Qualidade”, esta embasada na importância fundamental que os custos agregados a um produto ou serviço estão diretamente ligados à projeção de uma empresa no mercado, porque não dizer sobrevivência ao mundo globalizado traçado e inevitável em nossos tempos; e o resultado esta na proporcional relevância dada por cada empresa na forma degestão da qualidade, detecção de problemas, medidas corretivas e preventivas e força decisória para a otimização destes custos.



Objetivo:

Proporcionar conhecimentos básicos sobre “Custos da Qualidade”, sua aplicabilidade, importância e provocar interesse pelo assunto, que é de grande relevância para as empresas que realmente pretendem serem competitivas na atual conjuntura econômica.





Metodologia:



A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho, foi fundamentada em literaturas e trabalhos difundidos em sites educacionais, onde após estudos aprofundados dos textos, trabalhos e divulgações, tem se elaborado texto único e consolidado do aprendizado.



Definição tradicional de custos

Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiroscom os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços.



HISTÓRICO DOS CUSTOS DA QUALIDADE

Conceitos de custos da qualidade surgiram a partir da literatura de controle da qualidade no sentido de oferecersuporte as ações de melhorias e como forma de medir a qualidade das empresas. Juran discute custos da qualidade pela primeira vez em 1951 em seu livro Quality Control Handbook.

Em 1956, Armand Feigenbaum em seu livro Controle Total da Qualidade, enfatiza a importância de medidas para a qualidade e propõe a classificação dos custos da qualidade em quatro categorias: Prevenção, Avaliação, Falhasinternas e Falhas externas. Esta classificação de Feigenbaum tem sido utilizada até o presente pela maioria dos autores que aplicam e discutem os conceitos dos custos da qualidade.

No final da década de 70 e início da década de 80, os custos da qualidade começaram a ganhar maior atenção de contadores e gerentes que estavam preocupados com o sucesso dos programas de qualidade de suas empresas.Em 1987 o instituto de Contadores Gerenciais nos Estados Unidos publica "Medindo, Planejando e Controlando Custos da Qualidade" que oferece informações detalhadas de como implementar um sistema formal de relatórios de custos da qualidade.

Assim, no início da década de 90, com o aumento da competitividade mundial, inicia-se uma tendência nas empresas de controlar e gerenciar seus custos,...
tracking img