Custos abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABC – Custeio baseado em Atividades




1 – Introdução




A rápida mudança tecnológica, a elevada competição global e a enorme capacidade de processamento de informações exigem das organizações a adoção de sistemas de contabilidade gerencial que lhes permitam sobreviver nesse cenário de novos conceitos e estilos de vida, hábitos, lazer, inovações tecnológicas nas áreasde informática e de comunicações, permitindo rápida e extraordinária transformação no perfil da demanda e da oferta de bens e serviços em nível global. Além disso, as empresas inseridas nesse mercado apresentam diversidade e volatilidade de produtos associados à complexidade de processos e necessitam enfrentar seus concorrentes com base também nos princípios de economia de escopo.
Emfunção disso, a análise de custo deixa de ser vista como processo de avaliação do impacto financeiro das decisões gerenciais e assume uma maior amplitude como elemento de informações consistentes para o desenvolvimento de estratégias superiores a fim de conseguir vantagens competitivas sustentáveis, uma vez que os sistemas de contabilidade gerenciais são inadequados para o contexto competitivovivenciados pelas organizações na atualidade. Eles são falhos por não conseguirem definir com precisão a relação entre o custo dos diversos recursos e os clientes atendidos.
Dentre as várias metodologias para apuração e controle de custos, o Activity Based Cost – ABC (Custeio Baseado em Atividades) vem se destacando no meio organizacional e tornando-se cada vez mais popular, pois não é mais umsistema de acumulação de custos para fins contábeis como os métodos tradicionais (VBC – Custeio Baseado em Volume) que foram arquitetados e desenhados para empresas que apresentam o sistema de produção por processo, e sim, um novo método de análise de custos, que busca “rastrear” os gastos de uma empresa para analisar e monitorar as diversas rotas de consumo dos recursos “diretamenteidentificáveis” com suas atividades mais relevantes, e destas para os produtos e serviços.




Conceitos
ABC


O ABC - Custeio Baseado em Atividades - é uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa, preocupando-se em melhorar a apropriação dos custos aos produtos,sendo um sistema de custeio que se destaca por detalhar, principalmente, os custos indiretos. A quantidade, a relação de causa e efeito e a eficiência e eficácia com que os recursos são consumidos nas atividades mais relevantes de uma empresa constituem o objetivo da análise estratégica de custos do ABC, além de contribuir para a mudança da cultura organizacional e minimizar os impactos dealocações inadequadas, através do custeamento das atividades exigidas pelos produtos ou demais atividades operacionais.
Como espinha dorsal da ABM (Activity Based Management), o ABC é uma ferramenta de suporte aos processos de gerenciamento e de reengenharia. É elemento indispensável à gestão da empresa, pois permite a avaliação de desempenhos operacionais e econômicos.




ATIVIDADEÉ um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, podendo ser executadas em mais de uma área funcional, tendo como objetivo a produção de bens e a conversão de recursos (materiais, mão-de-obra, tecnologia, informações) em produtos ou serviços.
Entretanto, a atividade não se refere apenas a processos de manufatura, mas também àelaboração de projetos, serviços, bem como às inúmeras ações de suporte a esses processos, ou seja, a atividade descreve basicamente a maneira como uma empresa utiliza seu tempo e recursos para cumprir sua missão, objetivos e metas.




OBJETIVO
Devido ao rápido crescimento dos gastos indiretos, decorrentes do uso de inovações, surge a necessidade de uma nova visão e forma de...
tracking img