Custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Contabilidade de Custos: conceitos, características e utilização.”

A Comissão de Conceitos e Padrões de Custo da Associação Americana de Contabilidade definiu custos, genericamente, como: Custo é a antecipação, medida em termos monetários, incorrida, ou potencialmente a incorrer, para atingir um objetivo específico.
A Enciclopédia Larousse Cultural, define custo como sendo: Custode produção, despesas e gastos necessários para fabricar um produto e coloca-lo à disposição dos consumidores.
A Contabilidade de Custos teve sua origem ainda na Era Mercantilista, antes da Revolução Industrial do século XVII. Tendo como sua principal fonte a Contabilidade Financeira. O sistema de apuração dos custos consistia em levantar os estoques no inicio do período, adicionando ascompras do mesmo período e deduzindo o que ainda restava do valor constante nas notas de compras, resultava o valor de despesa com as mercadorias vendidas, representadas pela seguinte fórmula:
(+) Compras
( -) Estoques Finais
(=) Despesas das mercadorias vendidas
Nessa época as empresas viviam basicamente do comércio, e para obter o preço de compra dos bens bastava fazeruma consulta nos documentos de aquisição. Com o evento da revolução industrial, a contabilidade de custo teve seu grande desenvolvimento, quando da necessidade de avaliar estoques.
A Contabilidade de Custo é um instrumento de controle dinâmico, pois acompanha os fatos internos da empresa, e funciona como instrumento de tomada de decisões. Ela tem a função de gerar informações precisas erápidas para a administração, para a melhor tomada de decisões.
A contabilidade de custos planeja, classifica, aloca, acumula, organiza, registra, analisa, interpreta e relata os custos dos produtos fabricados e vendidos. Uma organização necessita ter uma contabilidade de custos bem estruturada para acompanhar e atingir seus objetivos em um mercado dinâmico e globalizado.
Portanto,podemos concluir que toda decisão da empresa envolve em maior ou menos escala, a variável custo.
Seus objetivos são:
• Fornecimento de dados para apuração de custos para o cálculo do preço de venda e avaliação de estoques;
• Fornecimento de informações á administração para o controle das operações e atividades da empresa;
• Fornecimento de informações paraplanejamento, orçamentos e tomadas de decisões;
• Atendimento a exigência da legislação tributaria e societária.

Termos Contábeis aplicados a Custos:

*Gasto: sacrifício financeiro para a obtenção de qualquer produto ou mão-de-obra, sacrifício esse, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (dinheiro) à vista ou a prazo.
Pode estar relacionado tanto com um custo naprodução quanto uma despesa administrativa, financeira ou com a venda e distribuição dos produtos vendidos.
Exemplos: material de escritório, aquisições de matéria-prima, compra de máquinas e equipamentos, mão-de-obra administrativa e produtiva, etc.

*Investimentos: Gasto ativado em função de sua vida útil ou em função de benefícios atribuíveis a futuro período.
Exemplo: compra de uma máquina ouequipamento industrial para futuro retorno de benefícios na forma de produtos fabricados pelo próprio bem, etc.

*Custo: Gasto relativo à bem consumido ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, desde a fase de fabricação até o produto pronto.
Exemplo: matéria-prima consumida, mão-de-obra do pessoal da fábrica, seguro do prédio industrial, energia elétrica consumida nafabricação, etc.

*Despesa: Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas. São itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que tem essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas. São bens ou serviços consumidos, para manter e administrar a empresa, financiar a atividade, vender e distribuir o produto vendido.
Exemplo: comissões sobre...
tracking img