Custo logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – GESTAO DE CUSTOS LOGISTICOS

CONCEITO - Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, sendo os mais importantes os custos com relação a armazenagem, custos para processar as encomendas e custos com transportes. Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciaisde qualidade e maior contribuição para os seus lucros. É fundamental para a sobrevivência da empresa ter uma boa gestão destes custos, afim de se consolidar no competitivo mercado.

• CONCEITO DE ANALISE DE CUSTO

Os processos básicos de Logística apresentam de forma agrupada as atividades necessárias para alcançar o objetivo maior, que é poder fornecer o produto adequado no momentodesejado e no tempo certo. Essas atividades podem ser expressas na seguinte equação:

CTL= CI + CL + CPPI + CA + CT

Onde:

CTL = Custo total das atividades de logística

CI = Custo de Inventário

CL = Custo do Lote

CPPI = Custo de Processamento de Pedidos e Informação

CA = Custo de Armazenagem

CT = Custo de Transporte

A exigência básica desta equação é que o gerenciamento eficazdos custos dentro da cadeia de suprimentos deve minimizar o custo total, atendendo ao nível de serviço exigido pela empresa, e pelo consumidor. A combinação de todas as atividades deve criar um processo de sinergia, para que o resultado final seja garantir que o serviço será executado por um preço menor, mas garantindo o mesmo nível de serviço. A padronização e a prática da elaboração de orçamentosocasionou a tendência de compartimentalização da contabilidade nas empresas, dessa forma, o orçamento tende a ser elaborado em base funcional. Uma das principais

características das decisões logísticas é a de extrair informações de um sistema já existente. A finalidade da análise de custo total neste contexto é a identificação da mudança nos custos, provocada por estas decisões.

• AIMPORTANCIA DA ARMAZENAGEM NO GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

Para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial efetiva, um princípio importante é compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente, quando esse valor é agregado através posicionamentos competitivos que são selecionados para apoiar a determinada estratégia.

A realidade atual dos centros logísticos prega a reduçãode custos e a criação de um sistema racional de armazenagem de matérias-primas e insumos (na área de suprimentos) e uma maior flexibilidade e velocidade na operação, para atender às exigências e flutuações do mercado. A armazenagem surge como uma das funções que agrega um estimado valor ao sistema logístico, pois a mesma apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais melhorando aintegração entre os componentes.

Existem várias razões para realizar o armazenamento (estocagem) de produtos, esteja ele em qualquer estado de produção (matéria-prima, semi-acabado e acabado), o que difere a linha de ação a ser tomada e a sua prioridade, as principais razões para a: redução de custos de transporte e de produção, coordenação entre demanda e oferta, auxiliar no processo deprodução e no processo de marketing. Ballou (2001) apresenta alguns motivos que justificam a armazenagem na cadeia de suprimentos.

• ELEMENTOS DOS CUSTOS LOGISTICOS

➢ Nivel de serviço ao cliente

➢ Custos de lotes

➢ Custos de embalagem

➢ Custos de armazenagem

➢ Custos de manutenção e estoque

➢ Custos de Processamento de Pedido e Tecnologia de Informação➢ Custos com Planejamento e Controle de Produção

➢ Custos de Transportes

➢ Custos Tributários

Supondo que todas as empresas utilizem o mesmo sistema, uma vez identificado os custos logísticos, as empresas devem atentar para aqueles mais relevantes. Deve-se ter especial atenção com os custos de armazenagem, estoque e transporte além de analisar o custo de oportunidade do...
tracking img