Custo indireto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custos Indiretos
Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio (áreas ou produtos). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medidaobjetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária. São exemplos de custos indiretos a depreciação, a manutenção, o seguro e o aluguel do parque fabril.  


Custos Diretos e Indiretos

Essa tipificação de custos é a utilizada para fins contábeis, tanto os societários, quanto os fiscais. Alguns insistem em utilizar essatipificação para despesas, também, o que ao nosso ver seria uma maneira de se tentar expressar o Custo Total (Full Cost) de um produto. Isso pode gerar (e gera!) confusões principalmente nas empresas prestadoras de serviços, que acabam por não segregar seus gastos em custo ou despesa.
Entretanto, nada impede que empresas (principalmente as comerciais, por exemplo, lojas de departamentos e supermercados)classifiquem suas despesas em “Diretas e Indiretas” em relação “à linha de produtos”. Por quê? Comparemos as lojas dessas empresas às linhas de produção ou até mesmo às fábricas: se considerarmos que as lojas são o local da “produção” do serviço de comercialização, poderemos sim entender os gastos da loja, normalmente denominados por despesas, como direta ou indiretamente relacionados aosdiversos produtos ou famílias de produtos que ali se encontram. Dessa maneira, teríamos uma adição aos custos das mercadorias vendidas de outros gastos que representam esforço sem o qual não se teria a respectiva venda, aqui denominada produção do serviço de comercialização. Dependendo, pois, do nível de identificação e acumulação que se adote, pode-se, até mesmo, ver uma possível alteração naclassificação entre despesas e custos, especialmente, em nível gerencial. Por exemplo, no supermercado, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da loja é uma despesa indireta aos diversos produtos ali vendidos (laticínios, hortifrutigranjeiros, eletrodomésticos, carnes etc.), ao passo que a depreciação da balança do açougue é uma despesa direta às carnes ali expostas, mas indireta a cada tipo de carne.Daí a necessidade, mais uma vez, de se definir o objeto de custeio analisado: divisão de produtos (laticínios, hortifrutigranjeiros, eletrodomésticos, carnes etc.) ou os produtos em si (picanha, alcatra, filet mignon, chã, patinho, lagarto redondo etc.).
Assim, além dos custos, as despesas também podem ser classificadas como diretas ou indiretas. Enquanto o custo é classificado em direto ouindireto em relação ao produto, a despesa é classificada em relação à origem da receita (o objeto de custeio, objeto em análise!).
Veja outro exemplo: em uma loja de departamentos, a despesa de salário do vendedor de eletrodomésticos é diretamente apropriada ao departamento de eletrodomésticos. Da mesma forma que a despesa de propaganda específica de móveis — do tipo compre móveis nas Casas Bahia — édiretamente alocada ao departamento de móveis.
Por outro lado, a despesa de aluguel da loja é indiretamente alocada aos diversos departamentos, por conseguinte, é rateada entre eles — normalmente, em função da área (m2) ocupada pelos departamentos. Da mesma forma, a despesa de propaganda institucional — do tipo “Casas Bahia: dedicação total a você” — e a despesa com salário do gerente geral daloja são exemplos de despesas indiretas que acabam sendo rateadas entre os diversos departamentos, seguindo algum critério de rateio — normalmente arbitrário e subjetivo.
Devemos ter atenção para que a tipificação seja coerente com o objeto de custeio e não com um “custo desejado”.
Imagine uma fábrica de bolas de futebol e de vôlei... O custo do pedaço de couro utilizado para fabricar a bola...
tracking img