Custo do serviço vendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo executivo

Diante de um mercado cada vez mais competitivo que obriga as empresas a buscarem a maximização na aplicação dos seus recursos, associado à rápida evolução tecnológica que tem promovido uma popularização no uso de ferramentas eletrônicas, identificou-se uma oportunidade para o provimento de um novo serviço para o mercado de Factorings.

Em uma operação tradicional deFactoring, uma vez que o Cedente[1] negociou o bloqueto de cobrança com a Factoring, é necessário que a Factoring comunique o Sacado[2] sobre a transferência da propriedade do bloqueto de cobrança. Ou seja, o Sacado deverá ser informado que a sua dívida não é mais com o Cedente e sim com a Factoring.

As Factorings por sua vez, fazem uso de diversas formas e meios de comunicação, sendo que a maisutilizada é o envio de um comunicado impresso por correio. Esta operação poderá representar um dos maiores custos operacionais para a empresa. Uma vez que o serviço de e-mail é amplamente utilizado em quase todos os segmentos e tipos de empresas com as quais as Factorings se relacionam, a substituição dos tradicionais comunicados impressos por um comunicado eletrônico enviado por e-mail poderáproporcionar as Factorings uma significativa redução nos custos operacionais.

Análise do Mercado

Análise do ambiente de marketing

Cultura

A tecnologia de e-mail registrado é um serviço ainda pouco utilizado, mas que vem ganhando espaço e visibilidade no mercado de factoring devido à sua segurança, praticidade e custo relativamente baixo quando comparado à carta AR dos Correios, utilizadas hojepara envio de aviso ao sacado.

São vários os benefícios de ter um e-mail registrado ou assinada digitalmente, proporcionar agilidade do meio eletrônico, baixo custo, efetividade de envio e registro das informações e de seu conteúdo. Mas, ainda é necessário a maturação do mercado e do usuário brasileiro para a utilização desta tecnologia, muitos ainda desconhecem ou não entendem essesbenefícios.

Geografia

Existe uma grande concentração de empresas de factoring no estado de São Paulo. São 1.451 empresas em todo estado que representam 32% do total das factorings no Brasil. Não por acaso, empresas que já oferecem o serviço de e-mail registrado possuem filiais no estado de São Paulo para atendimento e revenda do serviço.

Apesar da existência das filiais dessas empresas para vendado serviço, elas disponibilizam a compra totalmente on-line, ou seja, sem a necessidade da presença do cliente no posto de venda. Com isso, a abrangência de cada uma é nacional, independente de sua presença física por meio de uma revenda.

Política

Hoje, o serviço de e-mail registrado ainda não é regulamentado no Brasil, e no caso das factorings, o processo para o aviso ao sacado não éobrigatório. Dois cenários bem distintos, um positivo e outro negativo, podem fazer com que este serviço venha a ser um sucesso de vendas ou que seu uso seja descontinuado.

No cenário positivo, existe a possibilidade de uma determinação legal, onde o aviso ao sacado passará ser uma operação obrigatória por parte das factorings e que o e-mail registrado seja aceito e validado pelo mercado como formade aviso ao sacado.

No cenário negativo, também pode haver uma determinação legal para que o aviso ao sacado, por parte das factorings, seja validado e aceito somente de forma física, como carta AR por exemplo. Desta forma, o serviço de Registro e Entrega de E-mail perderia seu potencial de venda no segmento de factorings.

Independente desse cenário, a tecnologia já possui peso jurídico emmais de 190 países, incluindo o Brasil, e pode até servir como prova em disputas judiciais entre empresas ou pessoas físicas.

Ecologia

O e-mail registrado promove a sustentabilidade das empresas que o contratam, além de beneficia-las com a diminuição no custo operacional do envio de Cartas AR dos Correios, ele também elimina o papel das operações já que o processo passa a ser 100%...
tracking img