Custo do dinheiro ao longodo tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz de atividade individual

Módulo: 2 Atividade: Atividade Individual
Título: Custo do dinheiro ao longo do tempo
Aluno: Kelly Cristina Amaral
Disciplina: Matemática Financeira Turma:T0131_0911_MFPOSEAD
Introdução

O custo do capital de uma empresa é fator de fundamental importância para uma variedade de decisões a serem tomadas.
Levando-se em conta que existem diversos tipos deaplicações financeiras disponíveis, as empresas terão sempre que avaliar quanto, onde e quando é melhor aplicar o seu capital.
O regime de capitalização é a maneira como o montante evolui através devários períodos de aplicações, podendo ser simples ou composto.


Justificativa
O regime de capitalização permite que as empresas avaliem se um determinado investimento terá uma remuneração maior oumenor e são os juros que remuneram esse investimento ao longo do tempo.
Receber ou pagar uma quantia hoje ou daqui há 1 mês não é a mesma coisa!
Todo capital parado e não investido perde o quepoderia estar recebendo sob a forma de juros, o que configura uma medida de custo de oportunidade perdida.

Desenvolvimento

Primeiramente devemos entender a diferença entre juro e lucro. O primeiro éproveniente de uma atividade estritamente financeira, já o lucro tem origem no capital mercantil (capital industrial, comercial, agrário, etc), estando o retorno deste lucro mais propenso à incidênciade riscos e incertezas do que o próprio retorno do juro.
Conforme citado anteriormente, o regime de capitalização pode ser simples ou composto.
No regime de capitalização simples o juro é pagosomente sobre o capital inicial, ou seja, somente há juros sobre o valor inicial.
No regime de capitalização composto há incidência de juros sobre o capital inicial e sobre os juros calculados, ou seja,há juros sobre juros.
Pode-se considerar um ponto fraco da capitalização composta o maior risco, pois o valor do principal muda, ele não é um ativo imobilizado então o seu valor flutua mais. Já na...
tracking img