Custo da qualidade, ferramenta gerencial de tomada de decisão: melhorando a qualidade e reduzindo custos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo da Qualidade, ferramenta gerencial de tomada de decisão: melhorando a qualidade e reduzindo custos.
*Evelin Oliveira Araújo

RESUMO

Diante de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, este artigo tem a finalidade de mostrar como a falta de qualidade nas empresas implica em custos elevados.Identificar os quatro tipos de custo da qualidade e compreender a diferença entre eles. Apresentar como as empresas utilizam o sistema de custo de qualidade com o objetivo de identificar áreas ou processos com problemas relacionados à qualidade, que envolvem custos, direcionando seus esforços para aperfeiçoar a melhoria da qualidade e reduzir seus custos operacionais. Abordar o sistema de custobaseado em atividade e seus principais benefícios para as organizações.
Palavras-chave: Custos da Qualidade; Melhoria da Qualidade; Sistemas de custos da qualidade.

1. INTRODUÇÃO

Com a crescente competitividade, consumidores tornam-se cada vez mais exigentes na questão da busca por produtos com qualidade, mas que tal qualidade não agregue valor ao produto. Com isso, as empresas têmdado maior atenção no que diz respeito aos seus custos de qualidade.
-------------------------------------------------
Além da questão do cliente, o investimento em qualidade permite o controle e a redução de seus custos. Segundo CROSBY (1994), qualidade não custa, mas é, sim, um investimento com retorno assegurado. Na verdade o que custa e causa enormes prejuízos às empresas é a “nãoqualidade”, ou seja, a falta de um nível de qualidade aceitável.
*Acadêmica do 4° período do Curso de Administração na UNDB.
A idéia de que implantar qualidade nas empresas custava muito caro foi predominante por muito tempo. Segundo Feigenbaum (1994, p. 149):
“existia uma noção equivocada de que a conquista de qualidade aperfeiçoada exigia custos bem mais elevados [...] Qualidadeinsatisfatória dos recursos. Isto implica desperdícios de material, mão-de-obra e tempo em equipamento – e consequentemente envolve maiores custos.”
A falta de qualidade geralmente ocasiona em custos elevados. Por exemplo, uma venda não realizada deve-se por falta de treinamento dos vendedores, a falta de qualidade do produto, entre outros. Ou então, a falta de qualidade de um produto geradevoluções, que aumentam os custos da empresa no atendimento a garantia, além do cliente que ficará insatisfeito, e provavelmente não voltará a comprar aquele mesmo produto.
Identificar custos que poderiam ser evitados, e oferecer produtos com qualidade, torna a empresa mais competitiva. A qualidade deixou de ser uma fonte de vantagem estratégica para ser uma vantagem competitiva(KAPLAN; NORTON, 1996).
No geral, Custo da Qualidade é definido com quaisquer despesas de fabricação ou de serviço que excedam aquelas despesas que teriam ocorrido caso o produto, ou serviço, tivesse sido fabricado ou prestado com perfeição logo na primeira vez (MATTOS, 1998).
Para ROBLES JR (2003), o custo da qualidade é uma técnica analítica de comunicação poderosa graças àscategorias que este usa para descrever e explicar as relações entre custos.
Para Berliner & Brimson (1992), o custo da qualidade são despesas incorridas por uma empresa para prevenir problemas de qualidade, avaliando a qualidade e controlando falhas internas ou externas do produto.
Neste sentido, o Custo da Qualidade serve como base para evitar e reduzir despesas emdecorrência de falhas, identificando as mesmas para prevenir que elas voltem a ocorrer, reduzindo os custos e melhorando a qualidade dos produtos e serviços nas organizações.

2. CATEGORIAS DE CUSTOS DE QUALIDADE

De acordo com Feigenbaum (1994), os custos da qualidade atualmente poderiam ser equiparados em importância a outras categorias de custos, como por exemplo, custos com mão-de-obra,...
tracking img