Custo alvo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de economia - Conjuntura Macro economica no segmento madeira

Segmento Industrial: Madeira

A indústria produtiva da madeira é caracterizada pelo conjunto de atividades que asseguram a produção, a extração e a transformação da madeira até o estágio onde esta última, por associação de seus derivados a outras matérias, perde a característica de constituinte essencial do produto,resumidamente define-se como um conjunto de atividades econômicas que gravitam em torno da gestão, da exploração da floresta, da comercialização e da transformação da madeira.
A Madeira distingue-se em função da destinação de madeira bruta: madeira para energia (lenha e carvão vegetal), madeira para processamento mecânico e madeira industrial.
Segundo dados do IBGE a produção deste setor cresceu de5,3% em 2003 para 7,7% em 2004. Este crescimento, à época, esteve dentro da média das indústrias brasileiras. Em geral, quando as indústrias de base crescem, como é o caso da madeireira, as demais também acompanham este crescimento, como num efeito cascata, pois geralmente aumenta-se a oferta quando existe um aumento na demanda, seja ela nacional ou mundial, aumentando as exportações para outrospaíses.
Nesses 2 anos de crescimento foi bom para todas as unidades/empresas direta ou indiretamente envolvidas na produção, transformação e distribuição de um produto para o consumo, ou seja, relaciona-se ao lado da oferta de um bem ou serviço que será exposto à sanção do consumidor final.

Possibilidade de Futuros Investimentos e Contratações
Crescimento econômico
Antes mesmo da crisefinanceira em 2008 o segmento madeira já apontava sinais de enfraquecimento. A crise somente acabou sacramentando um movimento que iniciou em 2005, de acordo com os dados publicados pelo IBGE mostra uma redução no indicador de produção industrial de (-4,5) e apresenta em 2008 (-10,2).
Esse segmento tem cerca de 60% da produção voltada para exportação. Com a apreciação frente ao dólar, que tornou asvendas internacionais menos lucrativas, e com a redução da demanda internacional, puxada pelo desaquecimento da economia americana, o setor se viu diante de uma trajetória descendente nos níveis de produção. Como estratégia as empresas redirecionaram-se para o mercado interno, mas este não foi vigoroso o suficiente para consumir a produção. Desde então esse segmento vem sofrendo contínuas reduções deprodução e exportação, apresentando no ano de 2009 queda do indicador de produção industrial de (-23,6).
Com o surgimento da crise financeira, o mercado retraiu-se de vez, ocasionando interrupções temporárias e/ou permanentes de diversas indústrias de todos os portes (micro,pequeno,médio e grande). Ressalta-se os micros e pequenos produtores foram os que mais sofreram, uma vez que são, na suamaioria, empresas familiares sem caixa para fazer frente á períodos de turbulência econômica.
Assim, como esse setor é muito dependente do setor externo,a recuperação somente ocorrerá via taxa de câmbio adequada ou hedge cambial, retomada do crescimento internacional,aumento do market share e diversificação de mercados.
Segundo o CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostrou que o ritmo deexpansão nas contratações do setor continuou no segundo trimestre deste ano (2010), mesmo que de forma moderada. Pequenas, médias e grandes empresas aumentaram o número de funcionários no trimestre. Pela análise setorial, apenas as indústrias de couro, móveis e madeira reduziram a mão de obra empregada no período. "Os empresários continuam apostando em aumento da demanda, com expectativas altas, àexceção das exportações. Por isso, as companhias devem continuar os investimentos e a contratação de trabalhadores, com ritmo menor, mas com crescimento.
O alcance de níveis mais elevados de sustentabilidade é um grande desafio para este setor. Observa-se que as empresas que possuem florestas plantadas têm buscado a certificação florestal e práticas mais corretas.
Geradora de receitas e...
tracking img