Custo agrícola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1


INTRODUÇÃO

1. APRESENTAÇÃO

                 O produtor rural brasileiro recebe do Estado através de várias instituições, assistência técnica à produção, à comercialização, à estocarem, empréstimos de custeio, políticas de preços mínimos, políticas de importação/exportação, quase sempre procurando protegê-lo, assisti-lo e incentivá-lo a produzir mais e melhor.
                As condições climáticas, solo, relevo, influências mercadológicas e políticas governamentais agrícola já citadas além de outros fatores, fazem caracterizar nos pequenos e médios produtores rurais o cultivo simultâneo de mais de uma cultura e na maioria das vezes a policultura no decorrer do ano,
                 No intuito de auxiliá-lo na condução de suas atividades, desenvolveu-se essetrabalho.
                 Primeiramente, através da conversação corri pequenos e médios Produtores Rurais do sul catarinense e planalto serrano, procurou-se conhecer os controles financeiros ou contábeis que mantinham. Constatou-se que muitas vezes apesar das operações comerciais ou o valor patrimonial, justificarem um controle mais aprimorado (venda da produção anual de maçãs ou do gado), essesregistros eram tão precários que não justificarm maiores comentários nesse estudo. Em seguida, se buscou conhecer os softwares contábeis existentes e concluiu-se que eram desenvolvidos para uma Contabilidade Geral.
                 Neste contexto, interessante seria auxiliá-los a controlar individualmente o resultado final de cada urna das atividades desenvolvidas durante o ano.
                 Nopresente trabalho é proposto um modelo de coleta e processamento de informações que permitirá ao pequeno e médio produtor rural conhecer o resultado econômico de suas atividades.
                 lnicialmente, discorre-se no Capítulo 2 alguns conceitos elementares da atividade rural. São comentados tópicos importantes e particulares da Contabilidade Rural, como culturas temporárias e permanentes,métodos de avaliação de estoques vivos a preço de custo ou a preços de mercado e outros aspectos.
                 Apresenta-se no Capítulo 3, o software SISCAR - Sistema de Contabilidade Analítica Rural, suas características, capacidade, telas do sistema e relatórios de saída.
Finalizando no Capítulo 4, são apresentadas considerações finais, com conclusões e recomendações.


2. FORMULAÇÃO DEOBJETIVOS

Objetivo Geral
                 Elaborar um sistema informatizado para processamento por Contabilistas da contabilidade de pequenos e médios produtores rurais.

Objetivos Específicos
• levantar a partir da revisão bibliográfica, particularidades da Contabilidade Rural;
• sugerir formulários de coleta de dados para os registros contábeis da atividade de produçãoagropecuária;
• apoiar àqueles produtores rurais que procuram aprimorar seus controles econômico-financeiros de suas atividades para melhor planejamento e auxiliá-los em organizar informações requeridas por instituições financeiras e na elaboração da declaração de rendas.


3. PLANO DE ESTUDO

                 Este trabalho compreendeu várias etapas, lniciando-se com a verificação através daconversação com produtores rurais catarinenses, acerca dos controles financeiros que mantinham sobre as atividades que desenvolviam.
                 Em seguida, fez-se uma pesquisa bibliográfica de publicações sobre administração e contabilidade rural e de softwares da área.
                 Com as informações coletadas, delineou-se um sistema de processamento de dados, definindo-o minuciosamente,apto a ser programado. A tarefa de programação do sistema foi realizada por um a estudante formando em Ciência da Computação, sob supervisão do autor.
                 Com as Considerações Finais se encerra, apresentando as conclusões, recomendações e limitações sobre o estudo realizado.





CAPÍTULO 2


PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E CONTABILIDADE RURAL

1. CONCEITO DE PRODUTOR RURAL
 ...
tracking img