Custeio por absorção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTEIO POR ABSORÇÃO NA REFORMA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA DE CARRETA FRIGORÍFICA: UM ESTUDO DE CASO

Resumo: O custeio por absorção foi criado devido as necessidades de controle dos gastos na transformação de produtos e serviços, originários em qualquer função laboral respeitados os critérios próprios, associados, portanto, as normas da contabilidade. Na gestão gerencial, a escolha docusto é a ferramenta principal na tomada de decisões, pois é a partir dela que se busca utilizar recursos para interpretar, analisar, direcionar, encontrar os fatores, determinar a origem, distribuí-los corretamente e avaliar a capacidade produzida do período proposto. O objetivo deste artigo foi demonstrar o sistema Custeio por Absorção, na busca de definir um maior controle das atividadesprodutivas, bem como na alocação do custo originário de cada ítem e departamento, como os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos; respeitando os critérios básicos na elaboração da demonstração funcional e laboral praticável na empresa.

Palavras-chave: Custeio por Absorção; Reforma e Manutenção Elétrica.

1. Introdução

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra emmeados do século XVIII e, posteriormente, propagada no século XIX, ocasionou um aperfeiçoamento tecnológico que gerou grande impacto na área produtivas das organizações daquela época.
Portanto, o fortalecimento da Revolução Industrial proporcionou a transformação do modo de produção (deixando de ser artesanal e passando a ser fabril). Após a transição, a área industrial sentiu a necessidade deestabelecer padrões mensuráveis do processo produtivo. A deficiência da utilização de técnicas de mensuração e análise dos custos de produção foi um dos gargalos apresentados pelas empresas.
No século XX, a demanda do mercado passou a ser superior à produção, existindo, assim, a necessidade de melhorias na produtividade e padronização de produtos e peças industriais, devido à exigência dademanda do mercado (que era capitalista e apresentava grande ascensão na área produtiva).

Atualmente, devido à abertura dos mercados comerciais, as empresas tornaram-se competitivas, objetivando, portanto, a produção de produtos a um baixo custo e com boa qualidade, além da necessidade de um maior mix de produtos a serem ofertados pelas empresas aos clientes.
Desta forma, omonitoramento dos processos produtivos das organizações passa a ser indispensável na tentativa de as empresas tornarem-se competitivas no mercado. Além disso, o processo de controle de custos passa a ser primordial devido à necessidade de melhoramento da análise dos custos, tendo em vista o bom desempenho das empresas frente às concorrentes.
Alguns dos fatores que podem proporcionar um melhorcontrole dos custos de produção podem ser, a saber: i) redução ou minimização dos desperdícios/perdas; ii) aquisição de pequenos lotes de produtos; iii) baixo estoque; iv) melhoramento da qualidade dos produtos produzidos; v) correção de problemas existentes durante o processo de produção; v) aperfeiçoamento na fabricação de produtos; vi) adequação do produto/serviço juntamente com a mão-de-obrautilizada no processo; etc..
O objetivo deste artigo foi demonstrar o sistema Custeio por Abosrção, na busca de definir um maior controle das atividades produtivas, bem como na alocação do custo originário de cada ítem e departamento, como por exemplo: custos fixos, variáveis, diretos e indiretos; respeitando os critérios básicos na elaboração da demonstração funcional e laboral praticável naempresa.
O custeio por absorção é uma ferramenta que o empresário e o administrador deve possuir para a realização de um levantamento mais detalhado em direção da tomada de decisões, quantidade e qualidade por período do produto etc.. Portanto, a realização deste estudo proporcionará a elaboração esquemática do “Sistema de Custeio por Absorção em Reforma e Manutenção Elétrica em Carreta...
tracking img