Custeio por absorção

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Custeio por Absorção

O cenário mundial tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como conseqüência, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. As organizações não só precisam buscar a flexibilidade em termos de estrutura organizacional, para responderemmais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas. Desta forma, faz-se necessários que os gestores tenham informações relevantes e pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial. Assim a contabilidade temcomo um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão em um mundo globalizado, de forte concorrência e de necessidade elementar de redução de custos para conseqüentemente maximização do lucro.

Para as empresas atingirem resultados satisfatórios é necessário que as organizações adotem sistemasde gestão que possibilitem obter informações referentes aos seus negócios, permitindo que seus gestores tracem caminhos que conduzam ao êxito.

O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção.
Meglioni (2001) define que o custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtosfabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta. Assim todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos.
O sistema de custeio por absorção apropria todos os custos da área de fabricação. Os custos diretos são apropriados mediante apontamento de forma objetiva e os custos indiretos são apropriados através de rateio.
A principal distinção existenteno uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nos estoques destes produtos.
ParaCrepaldi (2002) o custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade e é, no Brasil, adotado pela legislação comercial e pela legislação fiscal.
Nesse sentido reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação entre receita e despesa, na apuração do resultado. Poreste motivo é aceito pelo fisco brasileiro.

Vantagens do custeio por absorção

Segundo Leoni (1996) são:
• Considera o total dos custos por produto;
• Formação de custos para estoque,
• Permite a apuração dos custos por centros de custos.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as informações sobre custos tem sido consideradas um elemento estratégico dentro das organizações. Autilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliando os gestores no momento de definir estratégias e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades.
Sendo assim ao escolher um sistema de custeio, os gestores devem posicionar-se em buscar um conjunto de preceitos, coordenados entre si, que atenda a empresa, seja funcional e que respeite o principio da relação custo-beneficio, ouseja, de nada adianta implantar um sistema de custeio muito detalhado em que as informações geradas não justificam os valores gastos para produzi-las.
Contudo a necessidade imposta pelo mercado, os custos de implantação e acompanhamento, o recurso humano necessário, os produtos envolvidos e as necessidades dos gestores, devem ser analisados para que se dimensionem as vantagens e desvantagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custeio por absorção
  • Custeio por Absorção
  • Custeio por absorção
  • Custeio por absorção
  • custeio por absorção
  • Custeio por absorção
  • Custeio por absorção
  • Custeio e absorção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!