Custeio por absorção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A indústria de transformação é o tipo de indústria que faz a matéria em algum tipo de produto comercial já a ponto de ser consumido ou usado.
O crescimento industrial dos últimos anos permitiu que o Brasil desenvolvesse um dos mais importantes parques industriais da América Latina.
As indústrias de transformação são responsáveis por 97% do valor da produção industrial do Brasil,ficando os outros 3% para as indústrias extrativistas.
Os custos exercem um papel cada vez mais importante dentro das indústrias de transformação. Aparecem como elementos integradores e alimentadores das suas diversas atividades, desde os níveis mais altos de decisão até as tarefas cotidianas e repetitivas.
Para sobreviver nesse mercado dinâmico, é indispensável que as empresas invistam noaprimoramento da qualidade e no profundo conhecimento de seus custos.
A gestão de custos constitui-se em um elemento crucial na competitividade das empresas que operam na economia globalizada imposta pelo modelo econômico atual. Dentro deste escopo, a problemática da determinação do preço de venda apresenta-se como um fator determinante para a sobrevivência das organizações. A determinação do custo ea fixação dos preços dos produtos a serem comercializados são de fundamental importância para a empresa, uma vez que mal calculados podem causar a ruína da organização.
A gestão de custos, todavia, está além das técnicas tradicionais da contabilidade. Sob o enfoque contábil, os custos podem ser analisados como
Custo Contábil e Custo Gerencial.
O Custo Contábil, subordinado à ContabilidadeFinanceira, está disciplinado por normas legais técnicas (princípios contábeis), fiscais (compulsoriedade na aplicação das leis) e societárias (fatos passados e rigidez formal).
O Custo Gerencial, embora não objetive desrespeitar as leis, não está vinculado a elas. Compromete-se com a eficiência pela redução dos gastos, através de estudos e análises voltados para a mudança de processos, gestãofinanceira adequada e para o atendimento de questões especiais relacionadas com a logística do atendimento correto aos clientes
A gestão de custos tem seu principal objetivo na maximização dos lucros.
Por isso, a contabilidade de custos vem se adaptando conforme as necessidades atuais, buscando uma melhoria nas informações para ajudar no processo de tomada de decisão, assim como análises decusto-volume-lucro, aspectos estratégicos e de formação de preços, tornam-se cada vez mais indispensáveis para os profissionais da área de Contabilidade.
O desenvolvimento das entidades empresariais está ocorrendo em um contexto social caracterizado por fortes mudanças e um elevado grau de competitividade.
Diante disso, é fundamental que estas disponham de outros subsídios que viabilizem um processo deplanejamento e controle gerenciais, disponibilizando informações mais ágeis e adequadas para facilitar o processo de tomada de decisões dos gestores, visando o desenvolvimento econômico regional sustentável.
Este trabalho tem como objetivo abordar a contabilidade na indústria de transformação e o funcionamento dos métodos de custeio, de acordo com as determinações do decreto-lei nº. 1598/77enfatizando também, o funcionamento de um sistema integrado, comparado a um sistema não integrado entre a contabilidade financeira e a contabilidade de custos.

DESENVOLVIMENTO

O funcionamento do custeio por absorção

Os métodos de custeio representam um elemento essencial das atividades de contabilidade gerencial de uma empresa, pois são de extrema importância para a tomada de decisões, paraa análise de lucros e para o alcance dos objetivos previamente traçados.
Segundo Perez e Costa (1999),

O custeio direto ou variável fundamenta-se na separação dos gastos em variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção e vendas e gastos que se mantêm estáveis perante volumes da produção e vendas oscilantes dentro de certos limites. O custeio direto...
tracking img