Custeio padrão

O que é Custeio Padrão?

È o custo cientificamente predeterminado para a produção de uma única unidade, ou um número de unidades do produto, durante um período específico no futuro imediato.
Custo-padrão é o custo planejado de um produto, segundo condições de operação correntes ou previstas. Baseia-se nas condições normais ou ideais de eficiência e volume, especialmente com respeito àDespesa Indireta de Produção. Geralmente, os Materiais e a Mão-de-obra baseiam-se nas condições correntes, equilibradas pelo nível de eficiência desejado, com reservas para as alterações de preços e taxas.
Um custo-padrão, como a expressão implica, consiste em duas partes: um padrão e um custo. O padrão é o método cuidadosamente predeterminado, ou forma de medir a execução de uma tarefa, isto é,fazer uma escrivaninha ou montar um rádio. As medições quantitativas e qualitativas e os métodos de engenharia traduzem-se em custos, a fim de se atingir um custo-padrão. Deve-se pensar em um padrão em termos de itens específicos, tais como quilos de materiais, horas de mão-de-obra exigidas e horas de capacidade de fábrica e empregar. Esses padrões físicos que formam a base de cálculo de umcusto-padrão devem ser fixados com a maior precisão. Na realidade, em muitas situações, nunca se modifica um padrão, exceto quando ocorrem mudanças nos métodos de operação ou nos produtos. Somente se modificará a parte monetária, quando flutuem as taxas de mão-de-obra ou os preços de materiais e outros.

Qual é o seu objetivo principal desse método de custeio?

O custo-padrão podeser utilizado para diversas metas ou objetivos. O principal objetivo dos padrões é medir diferenças entre que custos são e que custos deveriam ser, para propósitos de controle de custos; mas, o maior objetivo do custo-padrão está ligado aos conceitos de controlabilidade empresarial. Os objetivos mais importantes do custo-padrão são:
a) determinar o custo que deve ser, o custo correto;
b)definição de responsabilidades e obtenção do comprometimento dos responsáveis por cada atividade padronizada;
c) avaliação de desempenho e eficácia operacional.
Podemos, ainda, identificar outros aspectos importantes do custo-padrão, como por exemplo:
a) Substituir o custo real: O custo real representa o custo acontecido. Como instrumento de planejamento estratégico, o custo real não temnenhum significado. O custo real para avaliação de inventário serve apenas para atender às necessidades legais e fiscais da contabilidade empresarial.
O custo real tem validade apenas no sentido de que, após a análise de suas variações, em cima de um custo-padrão, se identificam as causas do porquê das variações, e através delas, se permitam corrigir os rumos atuais. Para o dia-a-dia, ocusto-padrão representa muito mais utilidade que o custo real.
Outra vantagem na substituição do custo real está em que o custo-padrão não precisa ser calculado mensalmente. Seu cálculo pode ser feito a períodos de tempos maiores, como seis meses ou um ano. Sua atualização se fará pelos critérios de inflação da empresa, se possível.
b) Formação de preços de venda: É uma das melhores utilizaçõesdo custo-padrão. Apesar de, teoricamente, ser o mercado que dá o preço de venda dos produtos, ele deve ser inicialmente calculado em cima de condições de custo das empresas. Dessa forma, como elemento inicial para formação de preços de venda, devemos utilizar o custo-padrão, pois ele traz todos os elementos necessários para parametrizar um preço de venda ideal.
c) Acompanhamento da inflaçãointerna da empresa: Outra utilização do custo-padrão é no acompanhamento da inflação interna da empresa. Mensalmente, utilizaremos as estruturar padrões para avaliar o crescimento do nível dos custos internos da empresa.
Quais os tipos de padrões existentes e quais as vantagens desse método de custeio para a formação de preços?

São três os tipo de Custo-Padrão: Custo-padrão...
tracking img