Custeio contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

GESTÃO DE CUSTOS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PARA NÃO CONTADORES

Ana Amélia M. Botelho* Roberto Vatan dos Santos **

Resumo: O objetivo deste estudo é buscar meios de facilitar o uso da contabilidade de custos nas pequenas empresas, auxiliando seus gestores no controle e nas tomadas de decisões e ampliando a visão dos mesmos sobre o negócio. A abrangência do uso da contabilidade decustos por empreendedores que não possuem conhecimento aprofundado sobre tal assunto pode ser facilitada por meio de uma linguagem mais acessível sobre gestão de custos, aproximando a teoria da prática, e tornando visíveis os resultados que esse controle poderá oferecer ao empresário, principalmente em relação à rápida reação às oscilações do mercado. Para tanto, foi realizada uma pesquisaexploratória aprofundada por meio de revisão bibliográfica sobre a Contabilidade de Custos, seguida de um estudo exploratório sobre as micro e pequenas empresas no Brasil e sua importância no cenário econômico nacional e, finalmente, foi realizado um estudo de caso em uma microempresa de fabricação e venda de sorvetes, com a elaboração de um modelo simplificado de custos baseado no Custeio Variável eaplicação de algumas ferramentas de análise de custos em dados relativos ao mês de fevereiro de 2004.

1

INTRODUÇÃO
De acordo com Kassai (1997), as empresas de pequeno porte têm desempenhado um

papel importante no cenário econômico mundial. Elas representam o início de grandes empresas, geram muitos empregos, e movimentam uma significativa parte da economia mundial. Conforme estudo realizadopelo INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE (2001), as micro e pequenas empresas contribuem para o

*

**

Graduada em Contabilidade pela FEA/USP. Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Pós-Doutor em Contabilidade e Controladoria pela University of Illinois, EUA. (vatan@usp.br)

2

desenvolvimento e crescimento do país ao servirem de “colchão” amortecedor dodesemprego. A partir daí, surge a preocupação com a qualidade da administração aplicada a essas empresas por seus proprietários, conforme Kassai (1997), normalmente empreendedores sem conhecimento técnico de gestão para tal cargo. Nesse contexto, surge a questão de como facilitar a utilização da contabilidade gerencial de custos pelos administradores de micro e pequenas empresas sem conhecimentocontábil, contribuindo para a gestão dos recursos das mesmas de forma a otimizar o seu uso. O desafio apresentado por este trabalho é o de moldar um sistema de custos “ideal” em uma empresa de pequeno porte que produz sorvetes, a qual funciona com dois proprietários e mais seis funcionários e localiza-se em uma cidade do interior de São Paulo chamada MogiMirim. Sendo assim, a escolha desse temajustifica-se pela intenção de apoio a essas pequenas organizações, no sentido de suprir suas necessidades administrativas, e estimular nossos economistas e governantes a atentarem para o mesmo, criando maiores incentivos e apoiando a geração de empregos por parte das micro e pequenas empresas do país. A abrangência do uso da contabilidade de custos por empreendedores que não possuam conhecimentoaprofundado sobre tal assunto pode ser facilitada por meio de uma linguagem mais acessível sobre gestão de custos, aproximando a teoria da prática, e tornando visíveis os resultados que esse controle poderá oferecer ao empresário, principalmente em relação à rápida reação às oscilações do mercado.

2

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A Contabilidade de Custos possui duas importantes funções como ferramentada

Contabilidade Gerencial: auxílio à tomada de decisão, ao fornecer informações que mostram conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de corte de produtos, redução de custos, formulação de preço de venda, terceirização de serviços etc; e melhoria do controle da empresa, colaborando com a elaboração de orçamentos e subseqüente comparação entre orçado e realizado. No estudo de caso...
tracking img