Custeio baseado em atividades(abc): um estudo sobre o método

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES(ABC):
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO

DIEGO ARAUJO SOUZACIANORTE
2011

DIEGO ARAUJO SOUZA

custeio baseado em atividade(abc)

Projeto do Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Iniciação a Pesquisa em Contabilidadedo Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá., sob a orientação do professor Roberto Rivelino Martins Ribeiro.

CIDADE

1 INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A Contabilidadeé uma ciência milenar, que surgiu a partir do momento em que o homem introduziu na história a propriedade privada,surgindo assim para registrar suas riquezas,também para o controle e tomada dedecisões, e fornecimento de informações aos seus diversos tipos de usuários, podendo ser diretamente a funcionários internos que agem internamente na empresa, e aos externos,que não tem um livre acessodentro da empresa.
Após a revolução a revolução industrial, a contabilidade financeira ou geral se viu diante da requisição de informações mais especificas, por parte dos usuários, criando anecessidade de subdividir-se pois houve mudança na forma de fabricação de mercadorias, pois não seria mais fabricado em manufatura e sim começou a existir as fabricas, onde ele agregaria vários custos até seutérmino. A partir desta necessidade de controlar o custo dos produtos, nasce a contabilidade de custos.
O custeio baseado em atividades, é uma subdivisão da contabilidade de custos. Ele baseia-se nouso das atividades de cada produto. onde fundamenta-se que os produtos consomem atividades,atividades consomem recursos.Então surgiu em meio á necessidade de se avaliar os rateios dos custosindiretos,pois estes podem fazer grande diferença na hora de precificar os produtos.
O Sistema Custeio Baseado em Atividades é uma ferramenta que serve de auxílio no processo de geração de custos que...
tracking img