Curvelo hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curvelo hoje


O município de Curvelo ocupa uma posição privilegiada, localizando-se no centro do Estado de Minas Gerais, mais exatamente na região do alto São Francisco e em terras do Médio Rio das Velhas, com latitude de 18º, 45’ e 40” S e longitude de 44º, 25’ e 46’ W. Como importante entroncamento rodoviário, sua localização oferece todas as facilidades de ligação com o norte e com o sul.Aspectos Gerais – Curvelo e tradicionalmente uma terra de gente hospitaleira. Esta característica peculiar de seu povo transformou-se em fator preponderante para a formação de ampla rede de prestação de serviços. Sua privilegiada posição geográfica, associada a facilidade de comunicação com outros municípios, formam os elementos básicos para a decisão de instalarem ali superintendências e agênciados pricipais órgãos públicos estaduais e federais. É ótima a rede bancária.
Economia a base da economia do município é a agropecuária. Possui cooperativa que congrega os ruralistas de vários municípios vizinhos. Começam a despontar expressivos projetos de criatório de peixes e pequenos animais. A agricultura irrigada é de grande peso na economia local. O comércio apesar da concorrência dacapital mineira, é um ramo importante da nossa economia, com bons índices de crescimento, satisfazendo as necessidades básicas do município e vizinhança. Existe boa rede hotelaria. O setor industrial é caracterizado pelo micro empresa. Há também a fábrica de tecidos Maria Amália, do grupo Othon Bezerra, nossa maior indústria. Possui saliência o setor de confecções, com absorção de mão-de-obraespecializada.
Transporte e comunicação – AS rodovias federais inúmeros 040, 135 e 259 fazem ligação do município com Belo Horizonte, Sete Lagoas, Corinto, Pirapora, Montes Claros e Diamantina. Aqui portam diariamente muitos ônibus também para o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O município é servido pela Rede Ferroviária Federal e possui um bom campo de pouso asfaltado.
A cidade é bem servida pelatelecomunicação e possui três emissoras de rádio, sendo duas de freqüência médias e a outra de alta freqüência. Possui também um canal de televisão. O transporte urbano em Curvelo serve bem aos usuários. Existem também cinco jornais, excluindo-se os publicados por entidades diversas.
CULTURA E LAZER – A cidade possui excelente cinema, boas bibliotecas, grupos de teatro, bons clubes sociais ecampestres, boate, vários restaurantes e bares com bons serviços, onde se pode apreciar um pouco da boa cozinha mineira. O clima propício faz com que os bares e restaurantes se transformem em pontos preferidos pelos jovens nas noites de Curvelo, não podendo faltar a cerveja gelada, os quitutes e a boa música.
A academia Curvelana de Letras movimenta bastante o setor cultural de Curvelo, com osfreqüentes saraus líteros-musicais, lançamentos de livros e palestras.
O grupo de Serestas Zé de Beta é convidado para apresentações em outras cidades pelo seu valor e musicalidade.
FESTAS E PROMOÇÕES TRADICIONAIS – Algumas festas e promoções tornam-se tradicionais em Curvelo. A exposição Agropecuária e Industrial, com sua importante amostra de animais, também apresenta artistas contratados dosgrandes centros. A Barraquinha de Santo Antônio, ao lado da Festa de São Geraldo, são os maiores movimentos religiosos e populares da cidade. E o famoso “Forró de Curvelo” atrai para ela turistas de outras cidades. Várias equipes esportivas promovem campeonato de futebol e outros esportes.
Saúde – Com dois bons hospitais aparelhos com equipamento de última geração, Curvelo tornou-se um centro médicoregional, ocupando o trabalho de 70 médicos. A cidade também conta com várias clínicas de medicina especializada, laboratórios etc. o Pronto Socorro municipal, próximo ao Hospital Imaculado Conceição, atende casos de emergência, e o mesmo se pode dizer dos postos de saúde que possui. Os cerca de 60 dentistas prestam ótimos serviços a comunidade.
Em Curvelo Ninguém fica sem estudar por falta de...
tracking img