curvas de possibilidesde de produção

1184 palavras 5 páginas
A Empresa e a Curva de Possibilidades de Produção

OBJETIVOS
Desenvolver a capacidade para conhecer e analisar as questões básicas de produção decorrentes da escassez e das possibilidades que decorrem na linha de produção das empresas no mercado, quanto à sua eficiência produtiva e de custos de oportunidade.
Distinguir os problemas e saber como enfrentá-los utilizando as análises econômicas de solução.

Três hipóteses básicas são necessárias para que possamos desenvolver o modelo da “Curva de Possibilidades de Produção”.
• Existência de uma quantidade fixa de recursos;
• Existência de pleno emprego dos recursos;
• A tecnologia permanece constante.
UMA FAZENDA E A SUA FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
Consideremos inicialmente uma fazenda com uma determinada extensão de terra, um conjunto de instalações, máquinas e equipamentos e um número fixo de trabalhadores.
Consideremos ainda que o proprietário dessa fazenda possua qualificações técnicas que lhe permitem dedicar-se a qualquer tipo de atividade agrícola. Ao decidir o que e como produzir, o fazendeiro estará decidindo a maneira por qual seus recursos produtivos serão distribuídos entre as várias combinações de bens possíveis. Quanta terra será destinada à pastagem? E à produção de soja? Será conveniente utilizar parte da área destinada à lavoura de soja e parte para o plantio de milho? Por que não introduzir também a cultura de arroz? De que modo os empregados serão utilizados nas várias atividades?
Como a análise simultânea de tais problemas é bastante complicada, vamos simplificar, supondo que essa fazenda só produza dois tipos de bens: milho e soja. Se o fazendeiro utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de soja. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de soja, utilizando-se de toda a sua propriedade para este fim, não poderá plantar milho.
Estamos diante de duas opções extremas. Existirão, claro, soluções alternativas

Relacionados