Curva decalibração

1072 palavras 5 páginas
IFRN – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – SUBSEQUENTE
DISCIPLINA: METROLOGIA
PROFESSOR (A): ************
ALUNOS: ***************

INTRODUÇÃO
A concentração de substâncias pode ser determinada medindo-se a luz absorvida por uma solução, através do método espectrofotométrico. Se um raio de luz monocromático atravessar uma solução contendo uma substância capaz de absorver luz neste comprimento de onda (), uma parte desta luz incidente (Io) será absorvida e uma parte será transmitida (I). Chamamos de transmitância (T) a razão entre a intensidade da luz transmitida (I) e a intensidade da luz incidente (Io).
T=II0
A transmitância de uma solução depende dos seguintes fatores: * Natureza da substância * Concentração * Espessura da solução A relação entre estes três fatores é descrita quantitativamente pela lei de Beer-Lambert, ou simplesmente lei de Beer, segundo a qual a transmitância de uma solução num determinado comprimento de onda é:
T=10-bc
Onde: é a absortividade molar e é expressa nas unidades M-1cm-1; c é a concentração da amostra expressa em mol/L(M); b é o caminho óptico e é geralmente expresso em cm. Como a transmitância é uma função exponencial, aplicando-se o logaritmo temos: log T=-bc ou-log T=bc Chamando-se (-log T) de absorbância (A) temos:
A=bc

Portanto, a lei de Beer estabelece que a absorbância de uma substância em solução é diretamente proporcional a sua concentração e a espessura que a luz atravessa. A utilização da lei de Beer requer o estabelecimento do comprimento de onda à absorção máxima. Conhecendo-se este comprimento de onda, preparam-se soluções com concentrações conhecidas e determina-se a absorbância neste comprimento de onda. Fazendo-se um gráfico da absorbância (Eixo Y) em função da concentração (Eixo X), obtém-se uma reta que é chamada de curva padrão, a qual poderá ser utilizada para determinar a

Relacionados

  • fisica
    363 palavras | 2 páginas
  • Trabalho De Metrologia
    1461 palavras | 6 páginas
  • Tudo sobre cmmi-dev
    128185 palavras | 513 páginas
  • cmmi
    143410 palavras | 574 páginas