Curva de crescimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As leveduras são organismos eucarióticos unicelulares que existem no solo, ar, plantas, frutos e alimentos e que pertencem ao grupo dos fungos.
A Saccharomyces cerevisae é a espécie mais comum, que é conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. É encontrado no centro da Biotecnologia tradicional, pelo seu papel milenar na produção de pão, vinho e cerveja, devido asua capacidade de produzir álcool (principalmente o etanol, presente em bebidas fermentadas) e dióxido de carbono (que permite a expansão da massa do pão) a partir de açúcares.
Hieróglifos egípcios sugerem que há mais de 5000 anos que a levedura é utilizada em processos fermentativos, quer na produção de pão, quer na de bebidas alcoólicas. Curiosamente, só em 1857, Louis Pasteur provou que afermentação resulta da ação de organismos vivos.
Saccharomyces cerevisiae é um microrganismo aeróbio facultativo, isto é, que tem a habilidade de se ajustar metabolicamente, tanto em condições de aerobiose como de anaerobiose. Os produtos finais do metabolismo do açúcar irão depender das condições ambientais em que a levedura se encontra. Assim, em aerobiose, o açúcar é transformado em biomassa, CO2e água, e, em anaerobiose, a maior parte é convertida em etanol e CO2, processo denominado de fermentação alcoólica (SANTOS et al 2010). As células de S.cerevisiae são elípticas, medindo cerca de 6 a 8 mm de comprimento por 5 µm de largura. Reproduzem-se assexuadamente por brotamento (ou gemulação). A temperatura ótima de crescimento da levedura é 20 – 30°C, e pH ótimo 4,5 – 5,5.
O conhecimentoda cinética de um processo ou da cinética de crescimento microbiano é importante industrialmente, pois permite a análise de perigos e pontos críticos do processo; previsão de eventos fora do processo; determinação de vida-de-prateleira; análise de risco (RODRIGUES E SANTOS, 2011).

OBJETIVO
O presente relatório tem como objetivo avaliar a cinética de crescimento da levedura Saccharomycescerevisiae por fermentação em condições ambientes, e acompanhar as alterações de PH durante todo o período de observação.

MEIO DE CULTIVO – CONCENTRAÇÃO EM g/ml
No experimento foi utilizado o meio de cultivo:
* 200g de farinha de trigo (sem fermento);
* Uma colher de chá de açúcar;
* Uma colher de chá de levedura;
* 2g de sal;
* 120 ml de água potável;
* Saco plástico;
*Becker (plástico);
* Tesoura sem ponta.
Misturou-se dentro do saco plástico todos os nutrientes e adicionou-se a quantidade correspondente de água potável para o volume desejado de meio a ser produzido a mistura desejada. Logo depois, cortou-se uma aresta para a vazão mássica da mistura para o becker. Sendo ali, colocada em condições ambientes para o ser monitorado todo o seudesenvolvimento.

RESULTADOS DO EXPERIMENTO
Fase “Lag”
Observando a curva de crescimento do gráfico, percebe-se que a fase “lag”, a fase de adaptação do microrganismo no meio, foi muito curta em função de condições que eram consideradas “boas” para o seu desenvolvimento, portanto, a S. cerevisiae já estava em grande atividade metabólica, assim, a fase “lag” foi muito abreviada.
Fase “Log”
No intervalode 06 a 210 minutos ocorreu a fase “log”, a fase onde se tem um crescimento máximo de microrganismos e depois deste período percebe-se uma redução da população microbiana. Houve uma produção boa de biomassa, deve-se atribuir devido à abundância de oxigênio, porque a S. cerevisiae é um aeróbio facultativo, nesse caso, precisa-se de aeração, pois o objetivo é produção de biomassa. Se faltar oxigêniono meio há um baixo rendimento de biomassa. O experimento foi realizado um becker plástico, e presença de oxigênio do meio, já que a S. cerevisae apresenta maior rendimento em condições de aerobiose, onde a presença de O2 é indispensável para seu crescimento.
Fase “Estacionária” ou de “Latência”
A fase “estacionária” ou de “latência” ocorreu durante 40 minutos, onde os microrganismos estão...
tracking img