CURVA CARACTERÍSTICA DE MAGNETIZAÇÃO E ENSAIOS ECONÓMICOS DO TRANSFORMADOR

1748 palavras 7 páginas
Curso de Engenharia Mecânica

Trabalho Prático nº 1
Curva característica de Magnetização e Ensaios Económicos do transformador

Orientadores:

Trabalho apresentado no com vista a aprovação à Unidade Curricular de Máquinas Eléctricas do Curso de Engenharia Mecânica

Sumário
O presente trabalho prático foi elaborado no âmbito da disciplina de Máquinas Eléctricas, tendo como objectivo determinar a curva aproximada da característica de magnetização de um transformador monofásico. Na segunda parte deste trabalho pretende-se determinar experimentalmente as perdas no ferro nominais e as perdas no cobre nominais do transformador.
Com os valores obtidos das medições efectuadas na aula prática, pretende-se determinar os parâmetros do circuito equivalente do transformador.

Agradecimentos
Os elementos do grupo gostariam de agradecer ao e ao Professor, pelo empenho e dedicação mostrado durante as aulas da Unidade Curricular de Máquinas Eléctricas e pela disponibilidade em ajudar os alunos na compreensão de como aplicar a matéria nas aulas práticas, para a resolução de todos os problemas que foram aparecendo durante a realização do trabalho proposto.

Índice:

Lista de Figuras:

Lista de Tabelas:

1 Introdução
1.1 Esquemas de ligações
No presente trabalho pretende-se determinar a curva aproximada de característica do transformador, calcular as suas perdas nominais no ferro, as perdas nominais no cobre e os parâmetros do circuito equivalente. É ainda objectivo deste trabalho assimilar todos os processos de cálculo efectuados.
Para resolução deste trabalho foi usado dois tipos de ensaios: Ensaios em vazio e Ensaios em Curto-circuito.
Os esquemas de ligações do material usado são apresentados nas seguintes imagens:

Figura : Curva Característica de Magnetização.

Figura : Ensaio em Vazio.

Figura : Ensaio em Curto-Circuito.

1.2 Conceitos Gerais
1.2.1 Transformador
É uma máquina

Relacionados