Curva abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DA CURVA ABC VISANDO Á  MELHORIA NA GESTÃO DO ESTOQUE DA EMPRESA “CASA DO QUEIJO”

CURITIBA
2012



Trabalho de Conclusão do primeiro período apresentado ao Curso Superior de Logística, da Faculdade PE. Francisco como requisito para certificação parcial orientador: Prof. Esp. Lima.

CURITIBA
2012

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus.Agradecemos aos pais.
Aos colegas de turma que colaboraram para a realização deste trabalho.
Ao professor Lima pelos conhecimentos transmitidos e a dedicação do dia-a-dia.
E a empresa Casa do Queijo comércio varejista de gêneros alimentícios.

RESUMO

A organização do estoque em uma empresa é de grande necessidade, não somente para a praticidade em encontrar um determinado produto, mas sim naeficácia em atender seus clientes.
Nosso objetivo neste estudo é melhorar o fluxo de entrada e saída de materiais no estoque da empresa referenciada, tendo como foco a organização e gestão de armazenamento dos produtos e a aplicação do sistema de curva ABC para melhorar a aquisição dos materiais, evitando desperdícios em certos produtos que não tem muito giro em estoque, ajudando a dar ênfase nosmateriais que realmente movimentam o estoque, assim agilizando o processo de separação dos pedidos e seu envio ao cliente final, proporcionando melhor fluxo em menor tempo com melhor qualidade.

Palavras chave: Gestão de estoques; Curva ABC.


1. INTRODUÇÃO

TEMA   

A proposta para implantação da curva abc visando á  melhoria na gestão do estoque da empresa “Casa do queijo”*
CONTEXTUALIZAÇÃO

Este trabalho trata do estudo de caso de uma empresa de pequeno porte, que atua no ramo de atacado e varejo de produtos alimentícios aplicando uma reestruturação a implantação da classificação ABC de produtos dentro da empresa Casa do Queijo.
Nosso objetivo na estruturação deste trabalho é de apresentar o desencadeamento das informações nospassada, solucionando as dificuldades do dia a dia agilizando o processo e facilitando a interação dos funcionários junto à ferramenta a ser implantada na empresa em questão.
A proposta a ser implantada deverá reduzir as falhas na aquisição de produtos no processo de estocagem viabilizando um modelo eficaz de gestão de estoques sendo necessário aplicar a logística de abastecimento.Amortizando assim diferenças no caso de vendas acima do estimado através do uso adequado do conceito de estoques de segurança, o qual deve dar um tratamento estatístico à variabilidade da demanda  e oferecer um bom serviço ao cliente.
*

PROBLEMA

Como a implantação da Curva ABC dentro do estoque podem reduzir as perdas e melhorar o atendimento aos clientes?

JUSTIFICATIVA

O intuito doprojeto é a reestruturação de armazenagem da empresa Casa do Queijo utilizando o sistema de classificação ABC e identifica-los proporcionando maior agilidade em todo processo desde sua entrada no depósito até seu destino final cliente.
Dentro deste processo partimos do propósito de aplicarmos o conhecimento adquirido, colocando em pratica nosso referencial teórico, habilidadesindividuais e o desenvolvimento de atividades em grupo, focando aprimorar a melhoria dos processos da empresa.

OBJETIVOS

1.5.1 Objetivo Geral

Analisar e sugerir melhores práticas de gestão de estoques de produtos.

1.5.2 Objetivos Específicos
      
Analisar a situação atual da empresa focando a gestão do estoque.
 Propor a implantação do sistema de classificação ABC.
Apresentar opossível resultado a empresa, comparando o processo atual com a proposta.


2. METODOLOGIA

Segundo Rampazzo, Lino (2005, p.73) O autor deve indicar o tipo de pesquisa que desenvolverá. Trata-se de explicar aqui se, se trata de pesquisa apenas bibliográfica ou também documental (por exemplo, que utiliza documentos jurídicos oriundos de cartórios: registros gerais de falências, inventários,...
tracking img