Curtimento de pele de peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPUS PINHEIRO
CURSO: AGRONEGÓCIO
DISCIPLINA: ALTERNATIVA DE AGRONEGÓCIO

CURTIÇÃO DE PELE DE PEIXE

PINHEIRO-MA
2012
ELIS RAIMUNDA SILVA
MARIA HELENA PACHECO
MARIA RITA SODRÉ
NAIARA MARIA NUNES RODRIGUES
RAQUEL CRISTIANE
VALDILENE CANTANHEDE

CURTIÇÃO DE PELE DE PEIXE
Trabalho apresentado a disciplina Agronegócio Alternativos do cursoAgronegócio IV para obtenção de nota, professora responsável Silvia Leticia

Pinheiro-Ma
2012

S U M Á R I O

1 - INTRODUÇÃO
2 - SITUAÇÃO ATUAL
3 - OBJETIVOS
3.1 - GERAL
3.2 – ESPECÍFICOS
4 - JUSTIFICATIVA
5 - PRÉ - CONDIÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
6 - FASES E DURAÇÃO DO PROJETO
7 - MODELO DE GESTÃO
8 - METAS E RESULTADOS ESPERADOS
9 - ORÇAMENTO DETALHADO
CONCLUSÃO

1- INTRODUÇÃO
A atividadepesqueira ligada ao agronegócio é expansivo embora ainda pouco explorado, um exemplo disso é a curtição do couro de peixe embora muito valorizado no exterior ainda é pouco explorado no Brasil, no Maranhão existem inúmeros criadores mas os produtos são comercializados in natura, ou seja não possui uma cadeia produtiva, uma das alternativas para os produtores da região seria o curtume da pele dospeixes, como na cidade de Santa Helena será implantado uma fabrica de filetagem esse será uma alternativa viável para aproveita a pele do peixe que não será utilizado. O setor curtidor é de grande importância para a economia brasileira. Vale lembrar que a cadeia produtiva do couro, que envolve os segmentos de curtumes, calçados, componentes, máquinas e equipamentos para calçados e couros, artefatos eartigos de viagem em couro, reúne 10 mil industrias, gera mais de 500 mil empregos e movimenta receita superior a US$ 21 bilhões de dólares por ano. O maior cliente para o produto couro de peixe é o mercado da moda pois além de exótico a pele sustentável o que proporciona aos cliente a certeza de estar comprando produtos com alto apelo ambiental. Considerado tão resistente quanto o couro bovino ecaracterísticas semelhantes, o couro de peixe tem sido utilizado como matéria-prima para confecção de bolsas, sapatos, cintos, brincos, pulseiras e tiaras artesanais. Para a região da baixada onde existe inúmeros criadores e a inexistência do concorrência neste mercado será uma alternativa concerta e promissora para os produtores.

2- SITUAÇÃO ATUAL

Embora este seja um mercado muito lucrativonão tem mercado no Maranhão e também não tem produtores que investem nesta área, este é um mercado que rende milhões e que esta aberto e grande parte dos produtos são exportados e tem seu valor agregado e grande apelo publico sendo este um produto inovador com uma qualidade e aspecto inigualável e com aplicabilidade em vários produtos de alto valor agregado para a situação atual da região com acriação da cooperativa é uma alternativas para a pele que poderia ser descartada.
Mesmo tendo todo o seu processo desenvolvido manualmente tem alto valor de mercado e grandes mercados internacionais e alto valor de mercado.

3-OBJETIVOS
3.1-GERAL
Incorporar a cooperativa além da filetagem o processo de curtição de pele de peixe.
3.2-ESPECIFICO
-Adquirir ferramentas necessárias para o manejo eprodução do couro curtido.
-Cursos para capacitação para os funcionários da cooperativa
-Tornar-se concorrentes;
-Ser capaz de abastecer o mercado com produtos de qualidade;
-Incentivar e criar emprego na área;
-Aproveitar parte do peixe que antes era rejeitada.
4- JUSTIFICATIVA
Embora haja milhares de piscicultores no Maranhão não tem um mercado de curtume de pele de peixe, embora saibamos que estemercado estar aberto e é uma possibilidade nova de negócios ainda não um planejamento nem investimento na área, por mais que seja fácil produzir o couro curtido, mesmo podendo ser preparado em pequenos espaços mesmos em casa com material de fácil acesso e de baixo custo e este sendo um produto rentável não há incentivo nem divulgação por parte dos órgãos competentes e descaso por parte dos...
tracking img