Cursos livres – planejamento estratégico de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Atividades Educacionais


Profª Josefina Gomes de Araújo





Matrícula: 11014351591 - Nome: Sirlene Dias Araújo – 16/04/2011





Cursos livres – Planejamento Estratégico de Pessoas





1) Defina a missão organizacional. Dê exemplos.





A missão da empresa consiste na sua razão de ser e determina a sua identidade. Apesar da sua definição ser um elementoessencial para a gestão de qualquer organização, é comum o gestor não conseguir definir com clareza sua missão por confundi-la com o próprio produto/serviço oferecido. Quando isso ocorre, a organização restringe a sua missão à mera produção do bem ou do serviço, não conseguindo enxergar a necessidade à qual atende, o que pode limitar a sua perspectiva em termos de atuação estratégica no mercado.A missão é a razão de ser de uma organização, identificando o foco fundamental de sua atividade.





Assim como o registro de nascimento nos identifica enquanto cidadãos e a carteira de identidade nos apresentam diante da sociedade, a definição da MISSÃO ORGANIZACIONAL torna-se importante para a identificação e apresentação da organização no mercado em que atua, para acoletividade, sociedade e principalmente para os seus colaboradores.





A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócios.





“Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência daempresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva, para promover uma estrutura que regule as relações entre a empresa e os principais interessados e para os objetivos gerais...”. (Hax e Majluf)





Para definir bem uma missão é preciso considerar três elementos (THOMPSON e STRICKLAND, 2000):


. As necessidades do consumidor, ou o que está sendoatendido,


. Os grupos de consumidores, ou quem está sendo atendido, e


. As tecnologias usadas e funções executadas, ou como as necessidades dos consumidores estão sendo atendidas.





Tendo as necessidades dos clientes como foco, a missão é definida dentro de um horizonte de longo prazo. Essa missão deve ser comunicada para toda a empresa, de forma a criar um senso comum de oportunidade,direção e significado, mantendo uma aderência dos públicos interno e externo com as ações e estratégias adotas pela empresa. Uma missão bem definida prepara a empresa para o futuro, pois estabelece uma visão comum entre os membros quanto aos rumos da empresa e transmite a identidade e a finalidade da empresa para os seus diferentes stakeholders.





Exemplo:


Farmogral - Atender asnecessidades de saúde, beleza, bem estar físico e mental da comunidade, superando as expectativas através da excelência de nossos produtos e serviços, investindo em tecnologia e no aprimoramento constante de nossos colaboradores, tornando-se um referencial em manipulação e industrialização.





Natura - Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam oBem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar é a relação harmoniosa agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.





Mc Donalds - Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável.





Apple Computers - mudar o mundo através datecnologia





Coca cola do Brasil - Refrescar o mundo - em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo - através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença - onde estivermos, em tudo o que fizermos.








2) Defina a visão organizacional. Dê exemplos.





A visão consiste num macro objetivo, não quantificável de longo prazo, que expressa onde e como a...
tracking img