Cursos livres – planejamento estratégico de pessoas

Centro de Atividades Educacionais


Profª Josefina Gomes de Araújo





Matrícula: 11014351591 - Nome: Sirlene Dias Araújo – 16/04/2011





Cursos livres – Planejamento Estratégico dePessoas





1) Defina a missão organizacional. Dê exemplos.





A missão da empresa consiste na sua razão de ser e determina a sua identidade. Apesar da sua definição ser um elementoessencial para a gestão de qualquer organização, é comum o gestor não conseguir definir com clareza sua missão por confundi-la com o próprio produto/serviço oferecido. Quando isso ocorre, a organizaçãorestringe a sua missão à mera produção do bem ou do serviço, não conseguindo enxergar a necessidade à qual atende, o que pode limitar a sua perspectiva em termos de atuação estratégica no mercado.A missão é a razão de ser de uma organização, identificando o foco fundamental de sua atividade.





Assim como o registro de nascimento nos identifica enquanto cidadãos e a carteira deidentidade nos apresentam diante da sociedade, a definição da MISSÃO ORGANIZACIONAL torna-se importante para a identificação e apresentação da organização no mercado em que atua, para a coletividade,sociedade e principalmente para os seus colaboradores.





A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo adelimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócios.





“Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresaem termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva, para promover uma estrutura que regule as relações entre a empresa e os principais interessados e para os objetivosgerais...”. (Hax e Majluf)





Para definir bem uma missão é preciso considerar três elementos (THOMPSON e STRICKLAND, 2000):


. As necessidades do consumidor, ou o que está sendo atendido,...