CURSO TEC SECURACA TRABALHO

702 palavras 3 páginas
ANÁLISE PRELIMINAR DAS CONDIÇÕES ERGÔNOMICAS

Introduçao:
A ergonomia (gr.: Ergos = trabalho, Nomos = regras) é o estudo e aplicação de regras para se organizar o trabalho humano.
Desde o início deste trabalho não podemos esquecer-nos dos seres humanos que trabalham, pois que todo o trabalho e principalmente as intervenções a executar, foram feitas para obter um melhor ambiente de trabalho, com menos desgaste físico e psicológico, tendendo com isto, aumentar a satisfação dos servidores, reduzir moléstias e afastamentos, contribuindo, assim, para com o aumento da produtividade da empresa.
Devemos ter em mente que os trabalhadores são seres humanos, que estão vivos e que se cansam com o trabalho. Os seres humanos são constituídos de tecidos e sistemas de vida tais como: os sistemas nervoso, digestivo, geniturinário e meios de relações com o meio ambiente. Para nosso gasto, neste trabalho, consideraremos principalmente os músculos, tendões, ossos, bolsas sinoviais, nervos e artérias. Cada um destes elementos está realizando seu trabalho particular no sentido de manter o todo (a pessoa) em pleno vigor e funcionamento.
Como todo o ser vivo, o trabalhador cansa ao desenvolver suas atividades. Sua musculatura, seus tendões, etc., se desenvolvem ou se atrofiam conforme trabalhem ou não (“A função faz o órgão”). A compreensão e aceitação deste fato nos conduzirá à compreensão de diversas doenças, desde as doenças ocasionadas por atividades de realização de esforços, aquelas ocasionadas pelas atividades repetitivas e, até, aquelas em que o corpo fica estático, usando um grupo muscular e deixando o grupo antagônico parado, sem uso.
Não podemos esquecer, também, que as pessoas são diferentes em altura, peso, estrutura óssea e muscular. Têm, ainda, capacidades diferentes para suportar o “stress” físico e mental. Como estas “propriedades” das pessoas não podem ser alteradas, se faz necessário atuar nos postos, métodos e organização do trabalho para adaptá-los ao ser

Relacionados