Curso takepol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre o Takepol
Aplicações do BUDO dos SAMURAIS no Segmento Policial

A escalada da violência tem levado as forças de segurança a adotarem táticas de abordagem que, em muitos casos, podem causar lesões físicas e constrangimento moral produzindo danos irreparáveis às pessoas.

Ao mesmo tempo, as entidades de defesa dos direitos humanos, a imprensa e a população de maneira geral, têm exigidode nossas forças de segurança uma postura menos truculenta no lidar com suspeitos e no patrulhamento diário das ruas. Isto coloca os agentes de segurança diante de sérios dilemas, tais como:

Como zelar pela segurança da comunidade sem entrar em choque com ela?


Como realizar um patrulhamento eficaz sem colocar em risco a própria vida, a dos cidadãos comuns e a do suspeito?


Comolidar com esta onda de violência sem se nivelar por baixo na questão ética e moral?


Como resgatar a aura de respeito das agências policiais junto à comunidade?


Historicamente, se interpretava que o cidadão considerado suspeito, ou em desvio, que cometia um delito, infringindo a Lei, deveria ser tratado com um meliante, o que justificava o aprisionamento com golpes e técnicas traumáticasprovocando lesões graves na pessoa detida.

Hoje este tipo de conduta, além de ir contra os direitos humanos internacionalmente assegurados, pode incitar ações em virtude de delitos ou atos ilegais tipificados nos Códigos Civis (ações indenizatórias por perdas e danos morais) e Penal (Crime de lesão corporal, constrangimento ilegal e outros) denegrindo a imagem das agências de segurança.Visando fornecer um solução para os profisionais de segurança que efetivamente atenda às necessidades reais de nossas agências e entidades, nasce o TAKEPOL, curso indicado p/a Profissionais de Segurança, que necessitem aprisionar pessoas sem causar lesões corporais. O curso combina as modernas tática policiais com as técnicas de defesa dos antigos Samurais do Japão.

TAKEPOL

“Eficiência SemViolência”

JUSTIFICATIVA

Na atualidade, a sociedade não mais admite a utilização abusiva da força e o emprego indiscriminado do armamento letal. Diante disto, é imprecídivel que o agente de segurança esteja preparado para enfrentar as diversidades da sua profissão, priorizando a segurança dos cidadãos, a sua própria e a do infrator.

Diante deste novo conceito de segurança, o TAKEPOL se tornaferramenta de capacitação de profissionais de segurança pública e/ou privada através da transmissão de conhecimentos teóricos/ técnicos e táticos associados a filosofia de defesa dos antigos SAMURAIS, possibilitando um melhor controle do uso da força e a substituição, sempre que possível, dos meios letais por técnicas defensivas.


OBJETIVO







Preparar o Profissional de Segurança,que possua ou não conhecimento prévio de defesa pessoal ou artes marciais, para que possa defender-se adequadamente de possíveis situações de conflito, de maneira simples, com o emprego de força legal e necessária, de forma proporcional e em harmonia com a sociedade, preservando os Direitos do cidadãos e garantindo sua integridade física.

O TAKEPOL foi desenvolvido para que permitisse aopraticante, num curto espaço de tempo, atingir as capacidades operacionais nas habilidades e destrezas das técnicas de defesa pessoal, controle e imobilização, permitindo o domínio e translado de um agressor ou suspeito, sem causar-lhe dano físico ou moral desnecessário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Instruir os profissionais de segurança com relação aos aspectos legais para o uso de algemas, bem comosuas técnicas de manuseio e manutenção;
•Capacitar os profissionais de segurança pública a empregar técnicas de dissuasão, através da verbalização durante as abordagens;
•Transmitir técnicas de proteção de armamento curto e longo, bem como o posicionamento tático dos profissionais de segurança pública durante sua aplicação.
•Demonstrar as técnicas de desarme de armas brancas e/ou de fogo,...
tracking img