CURSO PARA CANDIDATOS A PRESBÍTERO

1867 palavras 8 páginas
CURSO PARA CANDIDATOS A PRESBÍTERO
QUESTIONÁRIO 1
Conceitos Bíblicos de Presbíteros
1) Explique o texto de 1 Timóteo 3:1, relacionando-o ao papel do presbítero nas comunidades cristã judaicas e gentílicas.
Esta afirmação de Paulo em 1 Timóteo 3:1 indica a grande impotência que as Escrituras dão aos presbíteros , Tanto nas comunidades judaicas como gentílicas têm um papel preponderante, quer no ensino da palavra, quer na administração e tomada de decisões.
2) Qual o conceito de “presbítero” ? Relacione os termos “ancião” , “bispo” e “presbítero” no Antigo e Novo Testamento . O termo presbítero é de origem judaica e indica aquela autoridade, juízo, capacidade de aconselhar dignidade e calma que caracterizam os anciões que governavam as tribos (Antigo Testamento) . O termo “bispo” é de origem grega (episkopos), que significa supervisor, superintendente. Ou seja o termo “bispo” indica a função enquanto o termo “presbítero” indica a dignidade do oficio.
3) Faça um resumo das qualidades dos líderes assessores de Moisés em Êxodo 18:21. Em Êxodo 18;21 Deus manda Moisés procurar homens capazes ou seja capacitados, preparados, instruídos, que fossem tementes a Deus. A palavra temer quer dizer respeitar, reverenciar, adorar o homem que teme a Deus com certeza fala a verdade e não é avarento (mesquinho).
4) Resuma as qualidades do presbítero constantes em 1 Timóteo 3:1,2; 5.7; Tito 1.5-9; 1 Pedro 5.1-4.
Tanto Pedro como Paulo falam das mesmas qualidades que devem ter um presbítero ser um bom administrador do lar, honesto, não soberbo nem iracundo moderado, justo, santo, se pudéssemos resumir todas as qualidades de um presbítero com uma só palavra seria IRREPREENSÍVEL .
5) Quanto ao seu caráter, quais áreas o presbítero deve tomar cuidado?
Área pessoal , autodisciplina. Área do relacionamento tanto no lar quanto na igreja e na sociedade em geral. Área financeira não viver em função do lucro financeiro.
6) Quais os critérios para a

Relacionados

  • ZALUAR ALVITO
    146006 palavras | 585 páginas
  • livro radi
    67858 palavras | 272 páginas