Curso gigapetro

393 palavras 2 páginas
GIGAPETRO- Auxiliar de Plataforma Offshore
Altenir Pires da Conceição Unidade 02

1) Qual a diferença entre Geologia e Geofísica. 2) Como a Geologia está associada ao petróleo? 3) O que são Métodos sísmicos? 4) Qual a diferença entre Reflexão e Refração? 5) O que são Bacias sedimentares? 6) Como as Bacias Sedimentares podem ser constituídas? 7) Como estão divididas as Bacias Sedimentares no Brasil? 8) O que são rochas sedimentares? 9) O que são rochas matriz ou geradoras? 10) O que são rochas reservatório?

Resposta: 1- A Geologia envolve o estudo da Terra através de observações diretas de rochas que estão expostas na superfície ou de amostras retiradas de poços perfurados com esta finalidade, visando analisar sua estrutura, composição e história geológica.
A Geofísica e o estudo daquelas partes profundas da Terra que não podemos ver através de observações diretas, medindo suas propriedades físicas com instrumentos sofisticados e apropriados disponibilizados na superfície. 2- Pesquisando reconhecimento da bacia sedimentares ela estuda a possibilidade de acúmulos de petróleo e gás. Na exploração se examina amostra, verifica-se e elabora teste e se acompanha toda a perfuração. 3- São ondas sísmicas artificiais em sub-superfície ou no mar captando os ecos depois de percorrerem determinadas distancia para o interior da crosta terrestre e então retornando para a superfície. 4- Reflexão e o método que observa o comportamento das ondas sísmicas após penetrarem na crosta e ser refletida a superfície e então detectadas por sensores e Refração observa o comportamento das ondas sísmicas que se propagam em uma sub-superfície e viajam a grandes distancias, sendo captadas por sensores. 5- As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos. 6- Por sedimentos do meio terrestre, sedimentos do meio marítimo e sedimentos

Relacionados