Curso ecohorta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Estácio de Sá – Rio de Janeiro - RJ

Curso de ECOHORTA

Lição 1:

1.1- Objetivo:
· Habilitar o usuário a localizar uma área para sua horta.
· Calcular a área disponível para cultivo.
· Construir seus canteiros.
· Identificar sua horta com endereços.

1.2- Escolha o Local Correto:
Uma horta é um jardim que alimenta. Qualquer espaço disponível pode ser aproveitado.
Pequenasáreas ensolaradas com mais de 20 metros quadrados podem suprir uma família de cinco pessoas com uma salada verde por dia. Áreas menores, como vasos, jardineiras ou varandas, podem gerar uma produção de ervas condimentares e algumas folhosas como a alface, a chicória ou a couve.

A horta é um belo jardim, cores e texturas únicas que, além de alimentar, acalmam. O cultivo da horta aproxima a vidados ciclos da natureza.
A escolha do local correto para a instalação da horta é fundamental para seu sucesso. Devemos considerar as condições ambientais como luminosidade, ventos, temperatura, entre outros, como também tomar os necessários cuidados para tornar o espaço de cultivo apto ao convívio humano com canteiros com laterais rígidas, ruelas com grama verde - enfim, um jardim aconchegante quealimenta.

1.2.1- Em relação ao sol

O crescimento vegetal só é possível com muito sol, pois as hortaliças se alimentam da energia solar.
Para a instalação de uma horta, áreas com sombras devem ser evitadas. A falta de luz diminui a fotossíntese, a planta cresce lentamente e muito fraca, é atacada por pragas e doenças.
O local ideal para uma horta deve receber pelo menos seis horas de luzsolar direta em cima das hortaliças. A hora em que as hortaliças são expostas à luz solar não faz diferença, o importante são as tais seis horas de luz por dia. Assim, um local para a instalação de uma horta poderia receber apenas duas horas de sol pela manhã e quatro horas no final de tarde.
O hortelão deve ficar atento com o passar do ano, pois a trajetória percorrida pelo sol sofre alterações.Em alguns lugares no verão, por exemplo, podemos medir seis horas de luz por dia. Neste mesmo local no inverno o número de horas pode baixar muito, inviabilizando a produção.
Outro cuidado importante é com as árvores localizadas perto da horta. Cada canteiro deve ser construído fora da projeção da copa da árvore, como mostra o exemplo abaixo:

A horta com belas e atraentes hortaliças, com muitosol e muita água, deve ser aproveitada. Acomode perto de um canto bucólico bancos de jardim e aproveite o final da tarde em sua horta.

1.2.2- Áreas planas , íngremes e outras

Uma horta exige cuidados constantes. A boa localização dos canteiros permite que tais tarefas sejam executados com rapidez e eficiência. Assim, áreas planas com leve declividade são as mais indicadas. Na prática, istonem sempre é possível; sua horta pode ser composta de pequenos canteiros espalhados pelo seu jardim ou mesmo de vasos espalhados por uma varanda.
Nas áreas com declividade acentuada, os canteiros devem ser construídos como pequenos patamares que facilitam o deslocamento do hortelão e dificultam o escoamento da água. Este tipo de obra pode ser feita com materiais rústicos como tijolos, troncos,paralelepípedos, bambus, pedras, entre outros.
Em varandas ou coberturas, além das questões de drenagem, que serão tratadas à frente, temos que proteger as hortaliças dos ventos fortes - telas de sombrite ou anteparos laterais com plantas resistentes ao vento resolvem o problema. O vento, além do efeito físico sobre a planta, acelera a evaporação da água que se encontra no solo dos vasos,prejudicando o crescimento vegetal.

1.2.3- E o solo

Uma horta sustenta hortaliças. Misturamos água, gás carbônico, luz solar, sais minerais e produzimos cenouras, beterrabas e alfaces. O processo ocorre numa base viva onde as raízes se expandem, fixam-se e respiram. Neste ambiente, trocas orgânicas permitem a proliferação de complexa cadeia alimentar formada por milhões de organismos em cada pedaço...
tracking img