Curso direito tributario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência da Cultura Organizacional no Comprometimento dos Colaboradores do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA. 1

Emanuela Carneiro Tabosa2

Resumo
O presente estudo envolve o recorte que toma como foco do comprometimento a organização e utiliza o modelo tridimensional desenvolvido por Meyer e Allen (1984, 1988, 1990, 1991, 1997), o qual diferencia eanalisa três bases do comprometimento: afetiva, instrumental e normativa. Essas bases constituem-se em vínculos com a cultura. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa, foi analisar a influência da cultura organizacional no processo de comprometimento dos colaboradores no IVA, no desenvolvimento das suas funções. A metodologia adotada para realização do estudo foi uma pesquisa de naturezaqualitativa, com delineamento exploratório e descritivo e a ferramenta utilizada para a elaboração deste estudo foi um questionário sobre comprometimento organizacional com base em CHANG (2001), composto por 18 perguntas fechadas em um universo de 55 funcionários do IVA, obtendo uma amostra de 49 respondentes. Através da realização desse estudo constatou-se, que a base do vínculo normativo predominano IVA, ou seja, os funcionários permanecem no Instituto porque sentem que tem obrigações morais com o Instituto e/ou com as pessoas que fazem parte dele. Os resultados apresentados na pesquisa são confirmados através de MEDEIROS et al (2002) ao conceituar a base do vínculo normativo como à introjeção, por parte do indivíduo, de valores e padrões culturais da organização ensejando o sentimento deobrigação por contribuir para a mesma. Desta forma, as empresas que buscam o sucesso e a excelência precisam acrescentar um novo e importante componente em sua estratégia e estrutura funcional, elas necessitam administrar as variáveis que dão sustentação ao comprometimento, atuando nas questões que influenciam e afetam o interesse, o envolvimento, a participação e o desempenho dos funcionários.Palavras-chave: Comprometimento. cultura. vínculos. organização.

1 Artigo científico apresentado como trabalho de conclusão do MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Orientado pela professora Antônia Mascênia Rodrigues, Doutoranda em Administração - Unifor.
2 Graduada; MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas pela Faculdade Darcy Ribeiro.
Introdução
Com os avançosglobalizados nas mais diversas áreas econômicas, sociais, tecnológicas em consonância com a acirrada competitividade do mercado, as organizações vivem em constante busca por melhores resultados. Em contrapartida estão cada vez mais conscientes da importância das pessoas no alcance e superação das metas, estas ações de valorização pessoal, tornam-se fundamental no processo de comprometimento doscolaboradores para com a empresa.
Assim, fica clara a importância em propiciar uma cultura organizacional que promova incessantemente a busca do comprometimento dos seus clientes internos, pois somente a partir de funcionários dedicados e dispostos a “vestir a camisa” será possível à organização oferecer serviços com qualidade e que superem as expectativas dos clientes. Emerge, então, umquestionamento: a natureza do vínculo estabelecido entre indivíduo e organização é influenciada por quais tipos de cultura organizacional?
Segundo Schein (1982), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna resultando em um bom funcionamento, suficientepara serem considerados válidos e ensinados a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.
O comprometimento organizacional, em termos gerais, pode ser entendido como o envolvimento com a organização que incita a realizar um esforço considerável em prol da empresa, sendo este afetado pela natureza do vínculo: afetiva, instrumental ou...
tracking img