Curso de pedagogia: propostas em disputa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA: PROPOSTAS EM DISPUTA
Olinda Evangelista
1 Introdução
As discussões em torno do Curso de Pedagogia no Brasil acirraram-se nos últimos tempos, particularmente após a apresentação, pelo Conselho Nacional de Educação, de proposta de Diretrizes Nacionais para o Curso de Pedagogia no ano corrente. Da polêmica participam interlocutores de extrações variadas - universidades,associações, governo, intelectuais - e de diferentes posições. Há, nesse debate, pelo menos, três projetos de Curso de Pedagogia, certamente aqueles que, de um modo ou outro, alcançam visibilidade no cenário educacional do país. O primeiro é o da ANFOPE e de suas entidades apoiadoras, o segundo dos educadores que assinam o Manifesto dos Educadores e o terceiro o apresentado pelo CNE.
Não é minhaintenção refazer o percurso histórico de cada projeto, embora seja importante registrar que suas trajetórias não são livres de dissensões e de acordos, assim como suas elaborações não são simultâneas. Por essa razão, limito minhas observações aos conteúdos dos três últimos documentos trazidos a público: 1º) o Documento das entidades sobre a Resolução do CNE, assinado pela ANFOPE, FORUMDIR, ANPAE,ANPEd, CEDES, Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, de abril de 2005; 2º) o Manifesto de educadores brasileiros sobre diretrizes curriculares nacionais para os cursos de pedagogia, de setembro de 2005 e 3º) o Parecer (versão 18) sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, do CNE, de setembro de 2005.
O interesse da presente intervenção não é o de discutir aspropostas naquilo que sugerem relativamente a uma estrutura para o Curso de Pedagogia. Meu objetivo é o de tomar duas das principais questões nelas presentes e procurar entendê-las no contexto nacional e internacional. Tais projetos possuem uma base conceitual pela qual se põe em disputa o conceito “pedagogo”. Sem dúvida, trata-se de um terreno de contendas conceituais no qual o vencedor - historicamenteauto-referido como formador de almas - portará o direito supostamente legítimo de definir o que é o “pedagogo” no Brasil, hoje. Não se examina aqui, pois, simples proposições em debate, mas um litígio em que está em causa a formação de um sujeito que não possui, sequer, unanimidade em sua designação: pedagogo, docente, educador, profissional da educação, gestor, intelectual... Certamente, dedefinições conceituais de “pedagogo” decorrem ordenações particulares para o Curso de Pedagogia. Porém, não é o que está em causa neste momento, não obstante a importância dessa definição, pois dela dependerá a formação das próximas gerações desse sujeito genericamente denominado “pedagogo”, a qual se encontra inelutavelmente ligada a formação das próximas gerações de brasileiros por meio da escola.Podemos afirmar que essa é a grande disputa presente no debate: a formação de consciências. O Banco Mundial, por exemplo, tem no projeto de controle das mentes a esperança de controlar a pobreza no mundo, considerada um risco social e caldo de cultura para eventuais rebeliões populares. Interessante notar que, embora vivamos a suposta era do pensamento único, o fantasma que rondava a Europa não foiainda exorcizado.
Feitas essas observações, passo à minha exposição, que se organiza da seguinte forma: a) Pedagogo e Pedagogia: dissensos e consensos; b) Questões para reflexão e c) Impossível concluir.
2 Pedagogo e Pedagogia: dissensos e consensos
Como referido, três projetos de pedagogo estão posicionados na arena e é necessário, em alguma medida, entendê-los para que, se quisermos,possamos questioná-los, incorporá-los ou rejeitá-los. De um lado, é preciso explorar o consenso de que ele se constitui como um “profissional da educação” e, de outro, as dissensões quando se objetiva detalhar o perfil desse profissional e sua inserção no mercado de trabalho.
2.1 A posição do CNE
Para o CNE, o pedagogo é um licenciado apto a atuar tanto na docência quanto nas funções de...
tracking img