Curso De Geologia Do Petr Leo Ed4

18117 palavras 73 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO TECNOLÓGICO DE PETRÓLEO E GÁS

GEOLOGIA DO PETRÓLEO
NOTAS DE AULA
Edição 4

Prof. Cláudio Borba, DSc

Aracaju, 2010

Olá,

Esta apostila reúne o conteúdo das aulas da disciplina Geologia do Petróleo, com carga horária total de 80 horas, e visa suprir a carência de livros textos em português, além de adaptar o tema para a realidade brasileira. O curso de geologia do petróleo é baseado na experiência acadêmica e industrial do autor, e tem uma abordagem predominantemente prática, como deve ser um curso de Tecnologia de Petróleo. Os exercícios propostos, desde a escolha de uma área para prospecção, passando pela interpretação sísmica, elaboração de prospectos, confecção de mapas, cálculo de volumes até a previsão de produção de um reservatório, permitem ao aluno ter ao final do curso uma visão integrada do processo de geologia de exploração e produção de petróleo.

2

1. Introdução
Geologia é a ciência que estuda a estrutura, composição e história do planeta Terra.
Lida com o espaço (desde a escala microscópica, exemplo: poros das rochas; até milhares de quilômetros, exemplo: bacias sedimentares) e com o tempo (em geral os fenômenos geológicos são da ordem de milhares a milhões de anos). As aplicações de geologia são inúmeras: prospecção de minérios e pedras preciosas, engenharia, meio ambiente, águas subterrâneas e exploração e produção de Petróleo.

1.1- Principais Ramos da Geologia
A geologia é dividida em diversas áreas (ramos), que costumam constituir disciplinas de um curso de graduação em geologia.














Mineralogia -> é o estudo dos minerais.
Petrologia -> estudo das rochas
Paleontologia -> estudo dos fósseis
Geofísica -> física da terra, pura e aplicada
Geologia Estrutural -> deformações das rochas
Geotectônica -> dinâmica da Terra na grande escala
Geoquímica -> química da terra, orgânica e inorgânica
Sedimentologia -> processos de deposição
Estratigrafia -> estudo das camadas e sua origem
Geologia Histórica

Relacionados