Curso de compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engº Agrº MSc Celso da Penha Gibson
Extensionista Rural I
EMATER-PARÁ

O processo de compostagem pelo método INDORE ( método desenvolvido no estado indiano do mesmo nome) é desenvolvido por uma população diversificada de microorganismos e envolve necessariamente duas fases distintas, sendo a primeira de degradação ativa e a segunda de maturação ou cura. Na fase de degradação ativa, atemperatura deve ser controlada na faixa de 45 a 65ºC. Já na fase de maturação ou cura, na qual ocorre a humificação da matéria orgânica previamente estabilizada na primeira fase, a temperatura do processo deve permanecer menor que 45 ºC. A compostagem de baixo custo envolve processos simplificados e é feita em pátios onde o material a ser compostado é disposto em pilhas ou leiras de seção transversaltriangular, com altura de 1,5 metros, base de 1,5 a 3,0 metros, e comprimento variável de acordo com a disponibilidade da área de compostagem e quantidade de material orgânico a ser compostado.

1) Fatores que Afetam o Processo de Compostagem
1.1) Umidade
A pesquisa já demonstrou que a matéria orgânica a ser compostada deve ter uma umidade ótima em torno de 50%, sendo os limites máximo e mínimodesejáveis, iguais a 60 e 40% respectivamente.
O excesso de umidade do composto pode ser reduzido pelos revolvimentos. Se o composto apresentar umidade excessiva (entre 60 e 70%), deve-se revolver a cada cinco dias por 4 vezes durante mais ou menos 20 dias. Baixa umidade (abaixo de 40%), requer irrigação (ver oxigenação), a não ser que o processo de compostagem esteja já em sua fase final.
Em geral ocomposto deve ser revolvido a cada sete dias.

1.2) Oxigenação
A oxigenação da leira de compostagem pode ser efetuada por processos naturais (reviramentos). A aeração tem por finalidade básica suprir a demanda de oxigênio requerida pela atividade microbiológica e atuar como agente de controle da temperatura.
O reviramento das leiras de compostagem pode ser manual ou mecânico, com o auxílio de umapá-carregadeira ou de um trator específico para essa finalidade.
Durante o reviramento, o calor é liberado para o meio ambiente na forma de vapor de água. Nesse momento, faz-se a correção da umidade, por meio da distribuição uniforme de água na massa de compostagem, de modo a repor a perda de água do sistema. Durante a molhagem da massa, deve ser tomados cuidados para evitar o excesso de umidade,o que poderá causar anaerobiose (putrefação da matéria orgânica com exalação de odores e atração de vetores), além da lixiviação do excesso de água na leira.

1.3)Temperatura
Deve ser controlada diariamente. Esses valores vão revelar a performance do processo e a necessidade de qualquer medida corretiva caso a temperatura esteja excessivamente alta (> 65ºC) ou baixa (< 35ºC) na fase ativa dedegradação. As temperaturas altas são controladas pelo reviramento e/ou pela mudança de configuração geométrica da leira (diminuição da altura e aumento da área superficial). As temperaturas baixas registradas na fase ativa sugerem baixos teores de umidade (< 35ºC) ou outro problema que esteja afetando a atividade microbiológica do processo.
O valor médio ideal da temperatura nos processos decompostagem é de 50ºC.
Dentre os principais fatores que influenciam o bom desenvolvimento da temperatura nas leiras de compostagem, citam-se:
As características da matéria-prima;
O tipo de sistema utilizado;
O controle operacional (teor de umidade, ciclo de reviramento, temperatura);
A configuração geométrica das leiras.
Em um período de 12 a 24 horas após a montagem as leiras de compostagem devemregistrar temperaturas entre 50 a 65ºC. Essas temperaturas deverão permanecer durante todo a primeira fase do processo, atingindo valores menores que 45ºC somente no fim dessa fase.
O registro de temperaturas controladas, inferiores a 45ºC, indica o início da fase de maturação. A fase de maturação – 2ª fase do processo - se caracteriza pelo desenvolvimento de temperaturas entre 30 – 45ºC.

1.4)...
tracking img