Curso biblico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 300 (74918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A S A N T A B Í B L I A O P E N T A T E U C O
OS CINCO PRIMEIROS LIVROS DA BÍBLIA
(O TESTAMENTO DA ETERNA ALIANÇA)

José Haical Haddad

CAPÍTULO III
LIVRO DE LEVÍTICO
OS RITUAIS E SEUS INTEGRANTES

LEVÍTICO - R e cebeu es s e nom e po r caus a d a Tri bo de Levi , que é a p ri nci pal pr ot ago ni st a do S a cer dóci o i nst i t uí do em doi s ram o s . P ri m ei ro o da Fam í li a oucom o usado na t e rm i nol ogi a bí bl i ca o da C as a de Aarão a quem fora out o rgado o S acerdó ci o P l eno; e, segundo , o das dem ai s F am í l i as ou das C asas dos o ut ros Fi l hos de Lev i conhec i d o s por Lev i t as , que rec eber am a r esp onsabi l i dade pel as funções d e S acerdóci o Aux i l i ar. Ne s s e l i vro d escr evem -s e os p ri nci p ai s sacri f í ci os , as festas com seus ri t uai s, e as fu nções sac erdot ai s b em del i ne adas , e as re gr as m orai s de puri fi caç ão e de sant i fi caç ão . P or causa de s s a vi ncul ação d a Tr i bo de Levi com o Ex ercí ci o do S acerd óci o , os r i t uai s dos S acri fí ci o s e as vá ri as norm as rel i gi osa s desc ri t as nes s e “r ol o ” (v. § 2.1, Êx odo) , o l i vro , que del e ori gi no u, re cebeu onom e der i vado de Levi - Le ví t i co. C am i n havam os Isra el i t as para a Ter ra P rom et i da que rec ebe ri am de Iahw eh para n el a se est abel e cer em defi ni t i v am ent e. Em vi rt ude do pri ncí pi o rei nant e d e que c ada povo t i nha um Deus a que m servi a e obedeci a , no t erri t ó ri o que re ceb eri am s om ent e Iahw eh ser i a i nvo cado em vi rt ude de s er o úni copropri et á ri o d e t oda a áre a . D aí a necessi d ade de l ei s at i nent es ao ex ercí ci o do cu l t o ex cl usi vo a Iah weh com a erradi caç ão de t odo e qual quer vest í gi o de out ro deus, e da re gul am e nt ação do ex ercí ci o d o cul t o ao sober ano abso l ut o . A i sso se deu aqui o nom e de Mi ssão de Israel :
“O meu anjo irá adiante de ti e te levará aos... [seguem os nomes dospovos1 que a habitavam]... e eu os exterminar, não adorarás os seus deuses, nem lhes prestarás culto, imitando seus costumes. Ao con trário derrubarás e quebrarás a s su a s c olu na s. Servi rei s a Ia h weh vosso Deu s, e el e a b en ç oa rá t eu pã o e t ua água, e afastará do teu meio as enfermidades. (...) Não farás aliança com eles nem com seus deuses... fariam-te pecar contra mim:Servirias aos seus deuses, e isso seria uma armadilha para ti” (Ex 23,23 -33).

Mai s especi fi cad am ent e desenvol ver -s e -á o t eor d o Li vro d e Le ví t i co em t orno do cul t o ex cl usi vo a Iah weh, afast ad a assi m a i dol at r i a. Es s a Mi ssão de Is rael vári as vez es rat i fi c ada (cf r. Ex 34,13 ; Lv 1 8 , 3 . 2 4-30; Nm 33,52; Dt 7,5; 12,3.29 -31) é o fundam ent o para a r egu lam ent ação a ser ex post a :

2
“... não adorarás os seus deuses, nem lhes prestarás culto, imitando seus cost umes. Ao contrário derrubarás e quebrarás as suas colunas. Servireis a Iahweh vosso Deu s...” (Lv 2 3 ,2 4 ).

3 . 1 . - O S ACE R DÓ CI O Ant es d o ex am e m ai s det al had o dos S acri fí ci os é bom que se com pl et e o j á apresent ado a respei t o do S acerdóci o , sem o qualos r i t uai s não se re al i z am . Desde a " el ei ção " dos pri m o gêni t os, "cons a gr a dos a Iah weh ", apó s a l i bert ação do Egi t o (Ex 13,1 -2), o S acerdóci o pas s a a ser um a i n st i t ui ção defi ni t i va que vai ser rat i fi c ada com a cons t rução do S ant u ári o:
"Depois manda que, do meio dos israelitas , se aproximem a ti o teu irmão Aarão e seus filhos Nadab, Abiú,Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerd otes. Mandarás fazer vestes litúrgicas para teu irmão Aarão (...), para consagrá lo como sacerdote a meu serviço. Estas são as vestes que deverão fazer: um pe itoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto. Assim f arão vestes litúrgicas para teu irmão Aarão e seus filhos para que sejam meus sacerdotes. Utilizarão ouro, púrpura...
tracking img