Curso arteterapia analítica

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2010
CURSO ARTETERAPIA ANALÍTICA
Objetivos: fornecer estrutura básica teórica, instrumental e vivencial que capacite o profissional que trabalha em contexto social, institucional ou comunitário, a desenvolver um trabalho de arte-terapia de cunho terapêutico e/ou profilático.

Destinado a: Psicoterapeutas, terapeutas, assistente social, enfermeiros e técnicos, psicopedagogo, arte educadores. Etodos que queiram experienciar a arte.
Conteúdos:
CAPITULO I
* Introdução à Arteterapia e sua história um processo terapeuta;
* Introdução à Psicanálise;
* Arte e Psi / relação entre processos criativos e processos terapêuticos;
* Anamnese e Postura Terapêutica;
* Arteterapia e Trabalho Corporal – o Psicodrama;
* Abordagem do lúdico em trabalho terapêutico;
CAPITULO II* Potencialidades terapêuticas dos diversos materiais e técnicas;
* Arte e Freud com Crianças, Adolescentes, Adultos e Terceira Idade;
* Arteterapia em Casos de patologia – AVC, diabetes, transtornos; neurológicos, neuroses – Idosos, adultos e crianças;
* Feedback; e
* Fechamento - proposta vivência individual teoria e prática em forma de artigo.
OBS.: A PROPOSTA SERÁANALISADA PARA A CONCLUSÃO DO CURSO E CERTIFICAÇÃO.

CAPITULO I

1 Introdução à Arteterapia e sua história um processo terapeuta;
A Arteterapia tem sua origem na Antroposofia de Rudolf Steiner segundo o qual o Homem é considerado um ser espiritual constituído de alma e corpo vivo, onde através dos elementos (cor, forma, volume, disposição espacial, etc) na terapia artística, possibilita que apessoa vivencie os arquétipos da criação, ou seja, re-conecte-se com as leis que são inerentes a sua natureza, como isso, traz um contato com a essência criadora de cada um.
Entre 1876 a 1906, a arte era utilizada por criminalistas e psiquiatras para diagnóstico de doenças mentais. As motivações inconscientes abalaram a visão tradicional da época. Freud, de 1906 a 1913, aponta a comunicação simbólicacomo função catártica. A pedagogia contemporânea instaura métodos ativos (Decroly, Freinet, Montessori). Na década de XX, Jung começa a utilizar a arte como parte do tratamento psicoterápico; as imagens representavam uma simbolização do inconsciente pessoal e muitas vezes, o inconsciente coletivo, decorrente da cultura humana nas diversas civilizações, onde analisou culturas e mitologias. Aconfiguração de imagens e idéias análogas carregadas de emoção em diferentes civilizações, foram denominadas estruturas arquetípicas tornando possível compreender o comportamento individual e a manifestação da sociedade no tempo e espaço. Este fenômeno com seus símbolos e arquétipos, faz parte do acervo da humanidade e recebe o nome de inconsciente coletivo.
Em 1925/27, na Suíça, a Dra. Ita Wegmann,o Dr. Steiner e na Alemanha, o Dr. Husseman prescreviam a arte como parte do tratamento médico. Na década de 40, nos Estados Unidos, Margareth Naumburg sistematiza a arteterapia dando impulso ao uso das artes no processo terapêutico, com ênfase em trabalhos corporais, tendo em vista a emergência de um público diferenciado do pós-guerra, suprindo as práticas convencionais existentes. Nesta época, aarteterapia já estava sendo difundida na Europa nos hospitais gerais, em comitês e conferências, sendo oficializado o curso de graduação e pós-graduação em 1980.
No Brasil, em 1923 Osório César, interno do Hospital Juquerí no Rio de Janeiro, começa a desenvolver estudos sobre artes dos alienados. Em 1925 foi criada a escola livre de artes plásticas neste hospital. Nise da Silveira, em 1946,inclui oficinas de arte na seção de terapia ocupacional no Centro Psiquiátrico D.Pedro II. Em 1952, é criado o Museu do Inconsciente. Em 1956, Nise da Silveira participa do Congresso em Zurique a convite de C.G.Jung levando uma enorme quantidade de trabalhos dos internos. Em torno de 1970, foi ministrado o primeiro curso de arteterapia na PUC por um norte-americano. Nise da Silveira em 1981,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURSO DE GEOMETRIA ANALITICA
  • Arteterapia
  • arteterapia
  • Arteterapia
  • arteterapia
  • Arteterapia
  • arteterapia
  • arteterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!