CURSISTA SWocorro Santos

5874 palavras 24 páginas
CURSISTA: Mª do Socorro Santos Bezerra
TURMA: F
PÓLO: ARCOVERDE (PE)
ATIVIDADE 2 (Obrigatória) – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
1.1 O Papel da escola

DURKHEIM (apud BRANDÃO, 1991, p. 18-19) diz que, sob o regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores.
Quando um povo atinge um estágio maior de complexidade na organização de sua cultura ele começa a ser preocupar com as formas e os processos de transmissão de saber acumulado por esta sociedade.
Com o processo de evolução de conhecimento relacionado à educação, o planejamento da escola passou a se preocupar também com outras questões que não estavam relacionados diretamente com o que acontecia somente no espaço da escola. Assim, a comunidade passou a ser também preocupação da questão educacional.
A escola que não tenha como uma de suas principais, preocupações a comunidade, provavelmente estará atuando como um órgão de desajustamento do seu corpo discente. É dever da escola promover a integração no tempo e no espaço, de toda a comunidade, através do estudo e comemoração de sua história, bem como através do estudo acurado da atual realidade. (NÉRICI, 1981, p. 273).
Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais

Relacionados