Curriculum vitae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Curriculum Vitae
O CV (do latim trajetória de vida) é um cartão de apresentação, ou seja, transmite a imagem pessoal, as qualidades, as aptidões e as competências que o candidato possui. Este documento é o primeiro passo para iniciar a carreira profissional, tendo, por isso, extrema importância. Assim, o CV é um resumo de dados pessoais, formaçãorecebida experiência profissional e outras atividades desenvolvidas. É, no fundo, um autorretrato que tem como objetivo convencer um desconhecido da capacidade de realizar qualquer tarefa para a qual se candidata.
Objetivos do Curriculum Vitae
Existem funções específicas que um CV deve desempenhar pelo que devem ser tidas em conta na fase da elaboração. Alguns dos objetivos são os seguintes:
*Interessar o selecionador em conhecer o candidato. Deve incluir pormenores que aparentemente poderiam ser considerados insignificantes como a liderança ou participação em qualquer atividade extraprofissional, pois são estes que distinguem os CV’s e os candidatos.
* Transmitir uma imagem da pessoa pretendida. Cada emprego necessita de uma pessoa com características específicas, uma motivação,conhecimentos adequados e únicos. O CV deve indicar esses aspectos e adequá-los às exigências de cada empregador, pelo que o indivíduo deve conhecer a filosofia e objetivos da organização a que se candidata.
* Transmitir uma visão rápida da sua evolução e do seu potencial. O empregador ao analisar o documento, deve captar imediatamente as características mais importantes, como por exemplo, quem éesta pessoa, o que fez e que formação teve.
* Passar a primeira fase de seleção. Nesta primeira fase, os CV contêm pouca informação. Contudo, numa segunda fase é necessária a elaboração de um CV pormenorizado para permitir a continuação do processo.
Após a entrevista - passando a primeira fase, geralmente segue-se uma ou várias entrevistas onde o CV é o ponto de partida para a conversa,servindo tanto de base para as questões do entrevistador como para as respostas do candidato - por esta razão a honestidade é indispensável para que não surjam questões embaraçosas que ponham em causa a veracidade das afirmações.
Características do Curriculum Vitae
Os CV devem obedecer a um conjunto de características que podem ser fundamentais para o sucesso e que se podem sistematizar:
* Deveser curto e direto, nunca ultrapassando as 2 ou 3 páginas, dependendo da experiência possuída.
* Deve incluir todos os aspectos que se considerem relevantes para a avaliação do perfil individual e das capacidades profissionais.
* A informação deve ser honesta e verídica.
* A informação deve ser relevante para o propósito do envio do CV.
* Deve ser perfeito em termos de ortografiae gramática, pois isso pode invalidar a própria candidatura ou fornecer uma imagem extremamente negativa.
* Nunca deve ignorar algumas informações que considera menos importante, é preferível pormenorizar menos alguns aspectos para que todos possam ser incluídos.
* Deve ser o mais pessoal possível. Os formulários-padrão devem ser encarados apenas como guias, pois uma apresentação standardpode revelar pouca imaginação e pouca iniciativa.
O grau de elaboração do CV deve ser diretamente proporcional ao nível de satisfação do emprego a que se candidata, o que demonstra um bom conhecimento da empresa, das suas necessidades e do tipo de papel que irá desempenhar nela.
A Utilização do Curriculum Vitae
Independentemente das funções que pode desempenhar, um currículo é tambéminfluenciado pela situação, pelo objetivo que preside à sua apresentação. E estas situações podem ser muito diferentes:
* Resposta a um anúncio – esta é a mais comum em que o candidato se dirige a uma empresa em que nenhum contato teve até então com ele, propondo-se para um cargo que julga poder desempenhar, necessitando, pois, de um currículo que destaque as suas potencialidades e capacidade;
*...
tracking img