Curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Os professores são transmissores e transformadores do conhecimento ao lado das instituições de ensino, as quais enfrentam inúmeros desafios referentes aos problemas de ensino/aprendizagem, ou seja, problemas relacionados com a metodologia pedagógica adotada.
Ao se trabalhar com Educação Básica, verifica-se que a grande maioria dos educadores, muitas vezes não estão preparadospara enfrentar os problemas metodológicos encontrados.
Assim, se faz necessário reavaliar nossos conceitos e reaprender a aprender, para que os professores/educadores possam fundamentar suas práticas pedagógicas, visando ter maior consciência dos problemas enfrentados na educação, para obter melhor qualidade no ensino.
Esta pesquisa diz respeito aos entraves travados na Educação Brasileiraquando se fala em Currículos Educacionais. Um tema de grande relevância para a política educacional, pois toda a educação brasileira está fundamentada nas suas diretrizes e encaminhamentos.
O presente estudo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, tentando contemplar de maneira satisfatória os assuntos propostos.
O interesse sobre o referido assunto partiu do momento em que surgiu anecessidade de questionar no ambiente de trabalho (escola), sobre as práticas adotadas, se estavam ou não de acordo com o currículo proposto, e por que a presença de grandes diferenças existentes entre os trabalhos dos diversos profissionais da educação, se as diretrizes são iguais para todos.
Sabe-se que a elaboração do currículo desde a sua concepção, de alguma maneira esteve ligado com asquestões políticas, sociais, culturais de uma sociedade. Cita Sacristán, “o sistema educativo serve a certos interesses concretos e eles se refletem no currículo” (2000, p.17). Tanto que sempre que se faz necessário as mudanças ocorrem, pelos mais diversos motivos.
Um estudo como este, pode contribuir para a elucidação da importância de utilizar o currículo proposto de uma maneira sensível, sempreatento as suas propostas, mas também sabendo questionar e levantar pontos em desacordo, para que propostas de mudanças ocorram, necessidades não sinalizadas sejam colocadas em pauta e então discutidas.
É de fundamental importância que o profissional da educação, saiba utilizar e principalmente conheça de maneira satisfatória todos os seus instrumentos de trabalho, e acredito que esta pesquisacontribua para isto. Pois é interessante que mais educadores tenham consciência da necessidade de se discutir o currículo, para propor objetivos novos e necessários a serem atingidos.
Segundo Sacristán, “O conteúdo é condição lógica do ensino, e o currículo é, antes de mais nada, a seleção cultural estruturada sob chaves psicopedagógicas dessa cultura que se oferece como projeto para a instituiçãoescolar”(2000, p.19).
Quando definimos o currículo estamos descrevendo a concretização das funções da própria escola e a forma particular de enfocá-los num momento histórico e social determinado, para um nível ou modalidade de educação, numa trama institucional, etc. (SACRISTÁN, 2000, p.15)
Desta forma propõe-se o Projeto “Debate sobre o Currículo atual: Dissonâncias e Consonâncias na PolíticaEducacional Brasileira”, que apresenta como problema a seguinte questão: “Como chegamos ao currículo atual na Educação Brasileira e de que maneira este currículo é conhecido pelos profissionais da educação?”
O referido estudo tem por objetivo definir currículo e entender a formação atual de currículo.
Os objetivos específicos que norteiam a pesquisa são:
- Concluir o curso de Pós-graduação, emDidática e Metodologia do Ensino Superior.
- Entender o processo de construção do currículo atual, para rebuscar a prática pedagógica.
- Identificar as consonâncias e as dissonâncias da construção do currículo na política educacional brasileira.
- Pesquisar o conceito de currículo, a partir das concepções de professores da rede pública de ensino.
O estudo está fundamentado como o currículo...
tracking img