Curriculo integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
COLEGIADO DE PEDAGOGIA

RENÉRIA DOS SANTOS CERQUEIRA

APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

FEIRA DE SANTANA
2012

1 INTRODUÇÃO

O mundo atravessa um período de transição e de mudanças complexas e profundas que afetam extensões, nos aspectos físicos,sociais e econômicos, intelectuais, morais. A reflexão sobre esta realidade leva a escola a ampliar e diversificar as suas funções educativas, preparando os alunos a compreender e participar na complexidade e dinamismo do mundo em que lhes é dado, dando um sentido às aprendizagens e desenvolvendo competências e atitudes adequadas (Alonso, 1994). Como também assinala Fullan (1993:136) o desenvolvimentointelectual (educação para a compreensão e reflexão), o desenvolvimento social (aprendizagem da solidariedade e colaboração) tornam-se fundamentais para o futuro da humanidade numa sociedade cognitiva (learning society) permitindo às pessoas adquirir uma disposição positiva para confrontar a mudança constante e a complexidade social, ou seja, a capacidade para aprender e lidar com a mudança e aincerteza.
Desde a aprovação da Lei nº9. 394/96, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Decreto nº 2.208/97, institui-se um elenco de reformas na educação profissional, em especial, nos cursos técnicos profissionalizantes. As mudanças processadas no sistema educacional foram influenciadas pelo encontro de Jomtien, realizado na Tailândia em 1990, onde foielaborada a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Nessa direção, Vasco Pedro Moretto, citado por Gentile e Bencini (2000, p.01), afirma que “ficou claro que reformar a educação era uma prioridade mundial e as competências seriam o único caminho para oferecer de fato, uma educação para todos”. Para ele, tudo havia mudado: a sociedade, o mercado de trabalho, as relações humanas; somente aeducação continuava a mesma.
Como co-patrocinador da Conferência de Jomtien, o Banco Mundial adotou as conclusões da Conferência, elaborando diretrizes políticas para as décadas subsequentes a 1990 e publicando o documento Prioridades y estratégias para la educación, em 1995. Reiteram os objetivos de eliminar o analfabetismo, aumentar a eficácia do ensino, melhorar o atendimento escolar e recomenda“a reforma do financiamento e da administração da educação, começando pela redefinição da função do governo e pela busca de novas fontes de recursos”, o estreitamento de laços da educação profissional com o setor produtivo e entre os setores público e privado na oferta de educação, a atenção aos resultados, à avaliação da aprendizagem, a descentralização da administração das políticas sociais.Retoma, também, a teoria do capital humano por meio da inversão em capital humano e atenção à relação custo/benefício. A educação básica deveria ajudar a “reduzir a pobreza aumentando a produtividade do trabalho dos pobres, reduzindo a fertilidade, melhorando a saúde” e gerando atitudes de participação na economia e na sociedade (idem, p. 72-75).
No seu Art. 39, a LDB nº 9.394/96, caracteriza aeducação profissional como uma modalidade, como um subsistema, diferentemente da legislação anterior, que preconizava o ensino profissionalizante integrado ao ensino médio. A nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência eda tecnologia. Os cursos poderão ser organizados por eixos tecnológicos; assim, possibilita a construção de diversos itinerários formativos – um aperfeiçoamento do aluno na área escolhida.
A pedagogia das competências surge na educação como um “novo” paradigma de ensino, onde se alteram os papéis do professor e do aluno, ao modo que ao professor é atribuída a função de adotar situações de...
tracking img