Curriculo escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE HISTORIA

LEILIANE MORAIS ABITIBOL

CURRÍCULO ESCOLAR

São Luís
2013

LEILIANE MORAIS ABITIBOL


















CURRÍCULO ESCOLAR


Trabalho apresentado ao curso de História da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA para obtenção de nota da disciplinaSociologia da educação.
Professor: Antonio José de Araujo

São Luís
2013
DÁ CONCEITUAÇÃO

Na concepção de Bobbitt (apud Maria Francisca, 2007, p. 63): “ Currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente específicos e medidos”.
E Silva afirma dizendo( 1996, p.23):

O currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzamsaber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É Também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividade sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.

As seguintes tipologias se formam:
Currículo Formal: é tudo aquilo que está determinado nopapel, ou seja, no sistema de ensino como as propostas pedagógicas e regimento escolar.
Currículo Real: denota aquilo que se faz na prática, ou seja, são as aulas que o professor ministra em sala de aula, é a interação entre professores e alunos e a coordenação pedagógica.
Currículo Oculto: é o termo usado para denominar as manifestações de aprendizagem não planejada presente no cotidianoescolar. É o resultado das relações interpessoais dentro da sala de aula.
Currículo Humanístico: tem como base teórica a tendência denominada Escola Nova e esta defende que o currículo necessita levar em consideração a realidade dos alunos.
Currículo Acadêmico: É dentre as várias orientações curriculares, a que possui maior tradição histórica. Para os adeptos da tendência tradicional, o núcleo daeducação é o currículo, cujo elemento irredutível é o conhecimento.
Currículo Reconstrucionista: Social: tem como concepção teórica e metodológica a tendência histórico crítico como objetivo principal a transformação social e a formação criticam do sujeito.

EXPLICITAÇÃO SOBRE AS TEORIAS


As teorias do currículo escolar desempenham a função de compreender e desenvolver as atividadespraticadas em no meio escolar. Elas são uma forma de abordar os problemas práticos enfrentados na educação.
Teoria Tradicional: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistemaeducacional ao modelo organizacional e administrativo da empresa. As teorias tradicionais eram de aceitação ajuste e adaptação.
Teoria Critica: as primeiras criticam surge na década de 60, elas começam por colocar os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais. As teorias criticam desconfiam do status que o responsabilizando pelas desigualdades e injustiças sociais. As teoriascríticas são teorias de desconfianças, questionamento e transformação radical.
Teoria Pós- crítica: surgiu no século XXI, tem perspectiva que o currículo é algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectivadesse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado.

ABORDAGEM HISTÓRICA

O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada de conhecimento social. O currículo está implicado em relações de poder, o currículo transmite visões sociais particulares. O currículo produz identidades individuais e...
tracking img