Curitiba - história e análises atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PLANEJAMENTO URBANO

PROFESSORES: MELISSA LITZINGER RITZMANN
BRUNO AUGUSTO HASENAUER ZAITTER

CURITIBA, 01 de Setembro de 2010

1. DADOS DO MUNICÍPIO:

1. Nome: Curitiba

2. Região: O Estado do Paraná fica na região Sul do Brasil, e Curitiba fica na região Leste do Paraná. Geograficamente sob o Primeiro Planalto,conhecido como o Planalto de Curitiba.

3. Estado: Paraná

1.4 População: O IBGE prevê para Curitiba uma população estimada em torno de 1.880.000 para o ano de 2010, já que a cidade mantém uma média entre 1,4% e 1,7% de aumento em sua população desde 2007, isto significa em média 30.000 pessoas a mais por ano.

2. IMAGEM:

1. Descreva qual a imagem de sua cidade
Curitiba tem a imagem decapital modelo e ecológica do Brasil, por ser ecológicamente correta e bela.

2.2 Como ela é conhecida?
Conhecida pela sua qualidade de vida e beleza ambiental, Curitiba possui alguns títulos e apelidos como “Cidade Sorriso”, “Capital Ecológica” e Capital das Araucárias”.

3. A imagem da cidade é reconhecida por qual motivo?
Além de ecologicamente reconhecida, Curitiba também é exemplo emvários setores, como transporte público, pelo seu potencial econômico e crescente, e também por ser rica por sua diversidade cultural e social.

4. Como gostaria que fosse a imagem de sua cidade?
Gostaria que Curitiba possa sempre manter a imagem de capital modelo e ecológica, e cidade de fundamental importância para o Brasil, economicamente, socialmente e culturalmente.

5. Quais elementosgarantem essa imagem?
A beleza de nossos parques, praças, monumentos e obras que fortalecem a característica curitibana de cidade além de linda, limpa e organizada conforme suas origens.

6. Qual é a origem de sua cidade?
Curitiba foi fundada em 29 de março de 1693, por um poavoado bandeirante, que na época vivia de pequeno comércio, principalmente pela passagem de tropeiros. De lá para cá, suaorigem é européia, devido á chegada de poloneses, italianos, ucranianos, alemães e outros.

7. Como podem difundir sua cultura?
Curitiba é pólo multicultural. Hoje a cidade é reconhecida pelo leque de opções culturais, teatros, largos, bares, e seu grande Festival de Teatro, onde todos os anos recebe elencos e peças do Brasil e do mundo todo, se apresentando não só em todos os vários tratros ecasas de espetáculos, como também em áreas abertas e públicas, como praças, largos, paços e terminais de ônibus etc.

8. Em quais espaços da cidade podem manifestar sua história?
São inúmeros os lugares que contam a história da cidade, como por exemplo a Praça Monsenhor Celso, o Largo da Ordem, Praça Rui Barbosa, Rua XV (Rua das Flores), os estádios Major Couto Pereira, Durival de Brito eJoaquim Américo, o Alto do São Francisco e o próprio Centro Cívico, sede da Prefeitura da Cidade e do Governo do Estado do Paraná, etc.

3. AMBIENTE NATURAL

1. Os municípios sabem respeitar a natureza e seus espaços? Cite exemplo.
Infelizmente os municípios não respeitam a natureza e seus espaços, além de poluir e degradar rios e aéreas verdes, a maioria não possui um plano sustentável eecológico para o lixo que produz. Como por exemplo, em Curitiba mesmo, que não possui um único rio despoluído e o eterno debate sobre o lixão da cidade, o Aterro da Caximba, que gera inúmeras discussções na esfera política sobre seu funcionamento e local.

2. Há a presença de ocupações irregulares em seu município? Apresente um mapa da cidade e localize-as neste mapa.
Sim existem muitas áreas deocupação irregular em Curitiba. As principais regiões de ocupação irregular são Vila Pantanal, Vila Autródomo no Cajuru, Parolin, Tatuquara, Vila Formosa e regiões ás margens do Rio Barigui, entre outras.

[pic]

3. É possível encontrar em seu município espaços degradados? Apresente uma imagem, foto, mapa, etc, dê um exemplo e informe por que este espaço está degradado.
Sim, ainda existem...
tracking img