Curisosidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.B.Pres. João Goulart
Matéria: Química
Alunos: Dieniffer de Jesus, Dhineffer Theodoro, Sidney Soares e Stephanie Suzi.
Turma: 104

Trabalho de Química

Balneário Camboriú 10/11/12

Introdução
Neste trabalho você irá ver alguns assuntos interessantes que poderá lhe ajudar de alguma forma, como: Geologia, As rochas sob o enfoque químico, Magmáticas instrusivas, Magmáticas extrusivassedimentárias e metamófitas, é um assunto interessante e gostoso de ser estudado, conheça então aqui algumas de suas características!

Desenvolvimento
* O que é Geologia?
Definição:
Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, sua estrutura e textura, sua formação e as alterações que ocorreram desde sua origem, além das alterações sofridas por ela no decorrerdo tempo. Um geólogo investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação, ele pesquisa e analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos classifica em rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar, localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério,depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural, procurar evitar os danos que a exploração desses recursos possa causar ao meio ambiente, elabora relatórios de impacto ambiental e analisa o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas, ferrovias, pontes e aterros.
* Ciclo das rochas, O que é?Definição: O Ciclo das Rochas é um diagrama que procura de uma forma esquemática, representar todo o dinamismo existente na Terra, leva às mudanças das rochas de uma classe genética a outra, a identificação de cada tipo de rocha baseia-se em um conjunto de características essenciais: a composição, a textura e a estrutura. Quando se fala de composição de uma rocha pode-se adotar dois enfoquescomplementares: Pensar em que minerais compõem a rocha e, assim, estaremos considerando a composição mineral e pode-se adotar também um raciocínio químico e determinar que elementos constituem a rocha. Têm-se então a composição química da rocha. Como os minerais apresentam uma composição química específica, a composição mineral e química de uma rocha estão obviamente relacionadas, mas para traduzir acomposição mineral em composição química e preciso saber a composição dos mesmos em detalhe e conhecer a proporção em que estes minerais ocorrem na rocha,por outro lado, a composição química de uma rocha não é necessariamente diagnóstica de um processo formador de rocha, mas a sua composição mineral muitas vezes é isso por que a possibilidade de formação de um mineral é controlada pelas condições domeio,  tais como pressão e temperatura, além da composição química, e essas condições variam entre os ambientes formadores de rocha.

A textura é o termo que se refere às características de tamanho, forma e arranjo dos grãos minerais que constituem a rocha, a característica textural de uma rocha é diretamente relacionada ao processo formador, portanto, um critério fundamental para suaclassificação.
Entende-se por estrutura a ocorrência de agregados de minerais formando padrões bem definidos, muitas vezes geométricos, na rocha, embora nem sempre presente, as estruturas refletem em geral as condições dinâmicas do ambiente de sua formação, assim, um aspecto valioso na identificação e classificação das rochas. Assim, podemos esperar que as rochas formadas por cada processo apresentem umconjunto de características texturais e estruturais, que, aliadas à composição mineral, permita reconhece-las e classificá-las.
O Ciclo das rochas baseia-se no conhecimento de que as rochas vão se transformando ao longo do tempo geológico, voltando ao ponto de partida, como se estivéssemos diante de um moto perpétuo, sabemos hoje que uma rocha ao voltar à mesma classe genética à qual já pertenceu...
tracking img