Curioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda os principais aspectos sobre o modal de transporte dutoviário, apresentando conceitos, histórico de surgimento, características e tipos de dutos, bem como sua importância para o sistema de transporte no Brasil. O transporte de carga é um importante alicerce da economia de um país e um setor determinante para as exportações, as quais causam importanteimpacto na produção e geração de empregos em diversos outros setores. No Brasil, cerca de 60% de toda produção é transportada pela malha rodoviária, as ferrovias são responsáveis por apenas 21% e o modo aquaviário por 14%. Os sistemas dutoviário, nosso objeto de estudo, e aéreo não alcançam 5% da produção.
1.1. Conceito
Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas deacordo com normas internacionais de segurança, para transportar petróleo e seus derivados, álcool, gás e produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas, sendo então denominados como oleodutos, gasodutos ou polidutos, os dutos subterrâneos são aqueles enterrados para serem mais protegidos contra intempéries, contra acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, etambém, contra a curiosidade e vandalismo por parte de moradores vizinhos à linha dutoviária, dutos aparentes são aqueles visíveis, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento, dutos submarinos são assim denominados devido à que a maior parte da tubulação está submersa no fundo do mar. Este método é geralmente utilizado para otransporte da produção de petróleo de plataformas marítimas.
1.2. Síntese Histórica do Transporte Dutoviario

O transporte dutoviário surgiu entre os povos antigos, inicialmente para o suprimento do abastecimento de água. Com o passar do tempo e a descoberta do petróleo, este modal passou a transportar também este mineral, de grande importância na economia mundial, na forma bruta entreos campos de extração e as estações processadoras. Apareceram então, os chamados oleodutos (FOGLIATTI, 2004).
Em 1865 foi construído o primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos, com 2 polegadas de diâmetro, de ferro fundido e ligando um campo de produção a uma estação de carregamento de vagões, com uma extensão de 8 km na Pensilvânia. Em 1930 teve início o transporte deprodutos refinados entre a Refinaria de Bayway, próximo à Nova York e a cidade de Pittsburg (EUA). Estes e outros acontecimentos contribuíram e promoveram o crescimento e aperfeiçoamento deste modo de transporte muito utilizado hoje em dia.


2. TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

2.1 Definição

O transporte dutoviário pode é o modo de transporte que utiliza um sistema de dutos (tubos ou cilindrospreviamente preparados para determinado tipo de transporte), formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro. O transporte de cargas neste modal ocorre no interior de uma linha de tubos ou dutos e o movimento dos produtos se dá por pressão ou arraste destes por meio de um elemento transportador. Os elementos que constituem uma dutoviasão: os terminais, com os equipamentos de propulsão do produto; os tubos e as juntas de união destes. Uma das diferenças deste modal com os demais, é que o veículo que efetua o transporte é fixo enquanto que o produto a ser transportado é o que se desloca, não necessitando assim, na maior parte dos casos, de embalagens para o transporte (MURTA, 2003). Esta modalidade de transporte vem se revelandocomo uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de petróleo, gás natural e derivados, especialmente quando comparados com os modais rodoviário e ferroviário. No gráfico apresentado na Figura 2 mostra-se a matriz de distribuição atual de transporte de cargas no Brasil onde o transporte dutoviário possui apenas a fatia de 4,2% do mercado.

[pic]
Figura 1:...
tracking img