Curioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Princípios de Sistema de Informação
Aula 02: Organização de TI e Ciclo de desenvolvimento de sistemas
Parte 2
1. Ciclo de vida
Os sistemas de informação são desenvolvidos visando atender as necessidades de uma organização e com base nos requisitos fornecidos pelo cliente.
Quando de seu desenvolvimento, acredita-se que todo sistema de informação será para sempre. Entretanto, todoe qualquer sistema pode sofrer intervenções do mercado, mudanças de legislação, alterações estruturais da organização, impactos etc. Se o sistema não passar por avaliações e por uma melhoria contínua, ele terá seu fim decretado rapidamente.
Um sistema de informação tem seu fim anunciado quando entra em desuso, desatualização ou quando uma nova tecnologia é adquirida pela organização.
Quando malestruturados ou mal desenvolvidos, os sistemas de gestão empresarial tentem a ter uma vida curta e um fim natural por descrédito. Durante seu período ativo, todo sistema deve passar por:
 manutenção;
 melhorias;
 implementações;
 manutenção para atender a legislação;
 correção de eventuais erros.
Comparado ao ser humano, um sistema de informação tem um ciclo de vida com início, meio efim, como podemos observar na figura a seguir:
Ciclo de vida de um Sistema de Informação
Cada uma das fases de existência de um sistema de informações abrange:
concepção ou nascimento: é o momento de estudo preliminar sobre os requisitos levantados. É importante levar em consideração uma análise do sistema atual ou anterior. Essa fase é importante, pois deve ser definida e
ImplantaçãoMaturidade
Implantação
Construção
Concepção
Declínio
Manutenção
Declínio
Morte
desenhada de forma a contemplar a necessidade real da solicitação do cliente/organização;
construção: nesse momento, contempla-se a análise de sistemas e o desenvolvimento ou construção da programação de códigos de sistemas de informação;
implantação: ocorre após a realização de todos os testes de sistemas e aconstrução da documentação do sistema de informação. É o momento de disponibilizar ao cliente o sistema que foi desenvolvido.
“A documentação é de extrema importância para o sistema de informação, pois todo o sistema de informação bem documentado garante sua consulta e seu conhecimento completo para possíveis alterações e atualizações.”
implementação: essa fase tem o sentido de otimizar processos,agregar valor, adaptar funções ou realizar melhorias no sistema. Mesmo sendo uma fase executada com grande proximidade em relação à primeira entrega, ela é uma etapa importante, pois garante que a real necessidade do cliente e a transparência das informações sejam mantidas;
maturidade: essa é a etapa de utilização total do sistema, ou seja, do atendimento completo dos requisitos funcionais e dasedimentação do sistema. Esse é o momento de medir a satisfação do cliente;
declínio: ocorre quando o sistema de informação não atende mais o que se espera dele, o que gera a impossibilidade de agregações e a insatisfação do cliente;
manutenção: ocorre em decorrência de uma exigência legal, correção de erros ou atualizações, tendo como principal foco a sobrevivência do sistema;
morte: é quando ocorrea descontinuidade de um sistema de informação.
1.2 A metodologia
Há diversas formas de se denominar uma metodologia. Podemos chamá-la de método, forma de trabalho, técnica ou de forma organizada de se atingir um objetivo mediante passos preestabelecidos.
Segundo Rezende (1999):
É um roteiro, um processo dinâmico e interativo para desenvolvimento estruturado de projetos, sistemas ou software,visando a qualidade e produtividade de projetos (REZENDE, 1999,)
Podemos dizer que essa forma organizada permite o uso de uma ou de diversas técnicas para o desenvolvimento do sistema de informação, permitindo, assim, a utilização da técnica que melhor atende a necessidade de desenvolvimento.
Essa metodologia é utilizada como auxílio no desenvolvimento de sistemas de informação, de softwares...
tracking img