Curiosidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por John Tagliabue, de Dordrecht, Holanda, The New York Times News Service/Syndicate, 8/6/2011 21:33
Arca de Noé versus regras atuais

Se Noé tivesse se deparado com o estado-babá moderno,o repúdio dos vizinhos ou alguns dos outros obstáculos que Johan Huibers tem enfrentado, o reino animal poderia ser diferente hoje em dia.
Huibers, 60 anos, bem-sucedido proprietário de umagrande construtora, tem passado os últimos anos construindo uma arca idêntica em tamanho à que Noé teria construído segundo o Gênesis: 300 côvados de comprimento, ou 137 metros; 30 côvados dealtura, aproximadamente três andares; e 50 côvados, ou 23 metros, de largura. O côvado da Bíblia, diz Huibers, era a distância entre a ponta dos dedos e o cotovelo, ou nesse caso, mais oumenos 46 centímetros.
Ele está construindo a arca com pinheiro sueco, porque algumas versões da Bíblia descrevem a madeira com que Deus ordenou o uso a Noé como sendo 'madeira de resina’, queHuibers diz ser o pinheiro.
“Devemos terminar a obra no meio de julho,” diz ele, conduzindo um visitante pelos cavernosos pavimentos da arca, ainda cheirando a pinheiro fresco.
“Talvez um poucomais tarde”.
Diferente de Noé, Huibers teve de obedecer aos padrões holandeses de segurança contra incêndio. Para isso, ele instalou um abrigo que qualifica a arca de 2.970 toneladas como umedifício, em vez de um navio. Além disso, terá que pintar a arca, por dentro e por fora, com três mãos de verniz retardador de fogo. (Noé cobriu a sua arca com piche, tornando-a a provad’água, mas dificilmente resistente a incêndios.) E então haviam os vizinhos.
“A embarcação tira a nossa vista”, reclama Gerrit Kruythoff, 65 anos, que vive com sua esposa e família há 42 anos nacasa de tijolos geminada, vizinha ao estaleiro abandonado onde Huibers está trabalhando com a ajuda de dois de seus três filhos e diversos amigos.

Michel de Groot/The New York Times
tracking img