Curiosidades (anatomia odonto)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curiosidades
Disfunção da atm, dtm e dores orofaciais

• O que é dor orofacial?

Dor orofacial pode ser definida como uma dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral, oq eu chamamos de região orofacial. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos.Dentre as condições dolorosas mais comuns da região orofacial, destacam-se as dores de origem músculo-esquelética, mais conhecidas pelo termo disfunções temporomandibulares (DTMs) .

• O que é DTM?

DTM é um termo que inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, a ATM e estruturas associadas, ou ambas. Os sintomas da DTM pode ser: dores de cabeça, cansaçomuscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação.

• O que pode causar DTM?

A causa da DTM é reflexo de outros problemas bucais que fazem com que os músculos da ATM trabalhem mais para compensar as falhas. A fadiga do músculo altera toda a função mastigatória, causando a dor e desconforto. Mordida instável, dentesperdidos, mau alinhamento dentário, apertamento e/ou rangido dos dentes (também conhecido como bruxismo), trauma na cabeça ou no pescoço e má postura podem causar problemas de DTM .

• O que eu posso fazer para tratar a DTM?

A maioria dos casos de DTM pode ser tratada com repouso das articulações e os músculos mastigatórios, o que pode ser conseguido por meio de manobras odontológicas como: aconfecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisição de novos hábitos saudáveis.

Em alguns casos de DTM, o paciente pode ter melhor com manobra simples como adoção de dieta com alimentos macios, exercícios físicos para os músculos da mastigação, educação das funções mastigatórias, compressas quentes e frias e controle do apertamento dentário. Emcontrapartida, em casos complexos de DTM é necessária a intervenção cirúrgica.

• A DTM é permanente?

A DTM permanente é uma condição episódica que pode ocorrer em fases de muito stresse ou após um trauma físico ou emocional. É essencial que nestes casos o paciente procure por tratamento com seu dentista, para que a dor da DTM não se torne crônica, o que torna o tratamento muito mais difícil.

• Oque é o bruxismo?

Bruxismo é uma atividade danosa ao sistema mastigatório que provoca o apertamento ou rangido dos dentes enquanto o indivíduo está acordado ou dormindo. O bruxismo pode gerar desgaste dos dentes, dor muscular ou causar ATM, entre outros problemas. Indivíduos com dentes desgastados, portanto, necessitam de uma avaliação para verificar se possuem quadro de bruxismo ativo e se hánecessidade de tratamento. Alguns medicamentos podem induzir ou agravar essa situação.

• O que é ATM?

ATM é a abreviatura de "Articulação Temporo Mandibular" . Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

• Qual é a principal característica de um paciente que tem problema de ATM?

O principal indicativo de uma alteração naATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido (clique) por si só, já traduz problemas nas ATMs.

• Quais as principais causas dos problemas de ATMs?

Acredita-se que o fator principal da disfunção das ATMs, seja a maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentesda maxila e mandíbula), sendo o "stress", os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se, havendo diferentes pesos no julgamento de quem é o agente iniciador da disfunção da ATM.

Vale lembrar que toda e qualquer doença...
tracking img