curiculu teoria e pratica

1029 palavras 5 páginas
CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA

Edionara Santos Pinto
Prof.ª Sônia Regina Amâncio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0815) – Módulo IV
25/11/14

RESUMO

O currículo tem grande importância no universo educativo, nele os conteúdos e saberes estão estabelecidos por disciplina e por cada ano, sua maneira de se organizar e as habilidades a serem desenvolvidas por cada disciplina, mas o currículo não se pode resumir as praticas educativas, pois ele abrange os horários, e atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina.

Palavras-chave: Curriculo. Educação. Prática.

1 INTRODUÇÃO

O currículo abrange os conteúdos ou habilidades e conhecimentos a serem alcançados em cada disciplica, como também o programa total de uma instituição, busca a relaçaão entre a teoaria e a prática, ao que esta sendo planejado e ao que sera colocado em prática.

O currículo é de suma importancia na transmiçao da cultura de determinada sociedade ou grupo a qual o individuo participe, transmitindo seus valores e comportamentos e no respeito com a cultura dos outros.

Iremos debater primeiramente sobre o currículo, em seguida o currículo na prática educativa, e na sequencia a construção curricular na escola.

2 CURRÍCULO

O curriculo pode ser considerado a maneira de organizar um conjunto de práticas educacionais, conforme cada sociedade, podendo variar de uma para a outras, não se resumindo somente as praticas pedagógicas, mas sim num todo.

.
Por isso argumentamos que o currículo, na realidade, faz parte de múltiplos tipos de práticas que não se podem reduzir unicamente à prática pedagogica de ensino; ações que são de ordem politica, admonistrativa, de supervisão, de produçao de meios, de criaçao intelectual, da avaliaçao etc., e que, enquanto subsistema autônomos e interdependentes, geram forças diversas que incidem na ação pedagogica. Âmbitos que evoluem historicamente, de um sistema politicos e social a outro, de um sistema educativo a outro

Relacionados